UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/08/2008 - 16h21

Juiz proíbe candidato do Recife de usar slogans que lembrem o da prefeitura

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
No Recife
Apoioado pelo atual prefeito do Recife, o candidato do PT, João da Costa, foi proibido de utilizar, em sua campanha, slogans que remetam aos utilizados pela prefeitura.

A determinação saiu última quinta-feira (21), expedida pelo juiz da propaganda eleitoral do Recife, Virgínio Carneiro Leão, que pediu a retirada da frase "Compromisso verdadeiro de cuidar das pessoas", veiculada no horário eleitoral da TV.

Para o juiz, a frase remeteria ao slogan "A grande obra é cuidar das pessoas", utilizado pela gestão do prefeito João Paulo (PT).

Caso João da Costa volte a usar frases similares aos slogans da Prefeitura sofrerá punições que vão de multa de R$ 10 mil a R$ 21 mil a pena de reclusão.

O juiz atendeu a denúncia feito pelo DEM, do candidato Mendonça Filho, que também fez representação contra o uso de imagens de ambulâncias da prefeitura no horário eleitoral do PT.

A assessoria jurídica do PT pediu a suspensão da liminar e afirma que não houve intenção de vincular a campanha com a prefeitura. "Não se pode restringir o uso de partes de uma frase que já é de domínio público", alegou Bruno Brennand, advogado da campanha.

Enquanto isso, a equipe irá editar os trechos do programa eleitoral que trazem o slogan.

O candidato João da Costa acusou Mendonça de "procurar obstáculos para impedir sua candidatura há mais de um ano", citando outros processos movidos pelo partido.

O deputado Augusto Coutinho (DEM) respondeu dizendo que "o partido não vai aceitar que o palanque do PT se utilize da máquina pública em seu favor". O deputado acusou ainda João da Costa de "tentar confundir os discursos".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host