UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

19/08/2008 - 19h12

Candidato a prefeito no Recife quer exclusividade da imagem de Jarbas

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
No Recife
O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) julga, nesta terça-feira (19), pedido de exclusividade da coligação PMDB/PSDB sobre a imagem do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

O objetivo da coligação é impedir que os rivais Mendonça Filho (DEM) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) se "colem" a imagem do senador, tradicionalmente bem votado no Recife.

Mendonça Filho foi vice-governador de Jarbas por oito anos e Cadoca foi, por 40 anos, aliado do senador no PMDB.

A ação é baseada no artigo 54 da Lei Federal 9.054/1997 e no artigo 37 da Resolução 22.718/2008 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que proíbem a participação de pessoas de outras coligações em programas eleitorais de rádio e TV.

O candidato peemedebista nega que a medida tenha tom agressivo e garante que foi preventiva. "É rotina nas campanhas que Jarbas participa. Não há nada de hostil na ação", afirma Raul.

Se o TRE seguir as decisões anteriores, a representação deve ser deferida garantindo a exclusividade da imagem de Jarbas à coligação PMDB/PSDB.

Lula
Apesar de o presidente Lula ter autorizado publicamente o uso de sua imagem pela base aliada do governo, a mesma lei pode impedir que o socialista-cristão Carlos Eduardo Cadoca usufrua do benefício.

Cadoca ainda não disse se vai usar a imagem do presidente, mas o prefeito João Paulo (PT) já declarou que se o adversário usar "os outros partidos da coligação Frente do Recife certamente tomariam as medidas necessárias para impedir".

O comando das campanhas de Mendonça e Cadoca preferiram não se pronunciar antes que o TRE decida sobre o tema.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host