UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/08/2008 - 17h57

Saiba como os candidatos usarão o horário eleitoral na TV do Recife

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
No Recife
Os candidatos à prefeitura do Recife já têm quase tudo pronto para a propaganda eleitoral no rádio e na TV, que começa na próxima terça-feira (19). Com programas que variam de 1min25s a 9min18, os candidatos adotarão diferentes estratégias para conseguir votos pela telinha.

"O guia eleitoral não é uma pílula que o candidato toma e sobe nas pesquisas", diz o cientista político Jorge Zaverucha, "mas é um fator importante sem dúvida. Se não fosse, os candidatos não investiriam pesado em marketeiros como fazem".

O petista João da Costa, em sua primeira disputa por um cargo no executivo, quer usar os 9min18s que terá na TV para colar a imagem à do prefeito João Paulo (PT), à do governador Eduardo Campos (PSB) e à do presidente Lula (PT).

Com a maior coligação da disputa, 16 partidos ao todo, o candidato usará o espaço na TV - o maior entre os que disputam as eleições no Recife - para dar destaque ao prefeito e do governador, que já fizeram gravações para o seu guia.

O presidente Lula, que vem tentando se esquivar das campanhas municipais, deve ficar de fora. A "tática", então, será explorar "produtos" presidenciais bem-avaliados como o Bolsa-Família.

Dono do segundo maior tempo do guia, 7min28, Raul Henry (PMDB) também tentará usar a TV para "associar imagens". O objetivo é pegar "carona" na popularidade do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

"O PMDB tem historicamente uma base sólida no Recife. A figura de Jarbas no guia vai nos ajudar a resgatar esses eleitores", diz Henry.

Com 4min51s, Carlos Cadoca (PSC) diz que terá "espaço suficiente para apresentar as propostas". O candidato não "disputará" Lula e o governador Eduardo Campos com João da Costa, apesar da autorização que toda a base aliada tem para explorar suas imagens.

"O programa vai seguir a linha propositiva e trazer o histórico político do candidato", disse a assessoria de imprensa do socialista-cristão.

Edilson Silva (PSOL), com 1min32s, Kátia Telles (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB), com 1min25s cada, terão os menores tempos nos programas de rádio e TV.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host