UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/08/2008 - 18h05

João da Costa promete sanear 80% do Recife

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
O candidato petista à Prefeitura do Recife, João da Costa, promete realizar saneamento básico em 80% da cidade até 2012. Essa foi uma das promessas do postulante no encontro que teve hoje com empresários da construção civil, em almoço promovido pelo Sinduscon-PE (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Pernambuco). Costa afirmou que, se for eleito, a prefeitura vai aproveitar o momento econômico positivo que o estado e a região Nordeste estão vivendo, para "consolidar a cidade como um pólo turístico e de prestação de serviços modernos para todo o Norte e Nordeste".

O prefeiturável acredita que a cidade tem um grande potencial para o turismo de negócios, graças ao crescimento dos investimentos no Estado e falou sobre a necessidade de empregar recursos em mobilidade e transporte de qualidade, além de atrair investimentos da rede hoteleira. "Porto de Galinhas (litoral sul de Pernambuco) concentrou muitos esforços nesse sentido e tem hoje uma estrutura que o Recife já deveria ter", avaliou o candidato.

João da Costa reconheceu a necessidade de dar atenção ao transporte coletivo, que na opinião dele "está totalmente inviável", e afirmou que tem projetos de transformar as Avenidas Imbiribeira e Domingos Ferreira, na zona sul, e a Avenida Abdias de Carvalho, na zona Oeste, em corredores exclusivos.

Além de prometer tirar do papel a revitalização da Avenida Governador Agamenon Magalhães, principal artéria viária que corta a cidade, o candidato afirma que pretende incluí-la no projeto de transporte coletivo. João da Costa disse também que estuda a possibilidade de fazer a integração dos morros da zona norte da cidade com as partes baixas através de teleféricos, a exemplo do que foi executado em Bogotá, na Colômbia.

O petista lembrou ainda que um dos desafios para a prefeitura é a possibilidade de emplacar o Recife como uma das dez cidades para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 e propôs a criação de um comitê, em parceria com o governo do Estado, para receber sugestões e discutir projetos para a cidade. "A escolha do Recife como uma das dez cidades iria coroar um processo de reestruturação urbana", afirmou.

Dificuldades de gestão

No início do encontro com os membros do sindicato, o prefeito João Paulo aproveitou o atraso do candidato para fazer um pequeno discurso, em que falou das "polêmicas" que sua gestão enfrentou. Ele citou como exemplos a construção do Parque Dona Lindu, a revitalização da orla de Boa Viagem, o corredor Leste-oeste e a Via Mangue. O petista avisou que pretende "criar mais uma polêmica antes de deixar o cargo em dezembro", mas não quis adiantar sobre o que se trata para, segundo ele, "não estragar a surpresa".

Em uma breve avaliação da campanha pela prefeitura, João Paulo afirmou que "o candidato democrata Mendonça Filho errou na estratégia". De acordo com o prefeito, "Mendonça poderia até ser candidato, mas não agora, dado o contraste que há entre os governos (federais) FHC e Lula e entre os governos (estaduais) de Jarbas (Vasconcelos, PMDB) e Eduardo Campos (PSB)".

O atual prefeito do Recife assumiu que seus esforços são para "eleger seu candidato, João da Costa (PT) logo no primeiro turno". O candidato, no entanto, vai mais longe e chega a adiantar promessas para a reeleição em 2012. Ao anunciar que pretende alcançar 80% de saneamento para a cidade, adiantou: "Os outros 20% que ficariam faltando seriam missão, quem sabe, para 2012".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host