UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 19h24

Jarbas acusa Cadoca de usar indevidamente antiga relação política

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Antigos aliados e, agora, inimigos ferrenhos. A disputa no Recife ganha mais uma possível polarização, desta vez protagonizada pelo o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) que acusa o candidato a prefeito Carlos Eduardo Cadoca (PSC) de "se aproveitar" da antiga ligação políticas entre ambos para ganhar votos. Cadoca põe 'panos quentes' na polêmica.

Tanto Jarbas quanto Cadoca foram fundadores do PMDB em Pernambuco. A proximidade era tanta que Jarbas sempre reservou uma importante secretaria para Cadoca nas duas vezes em que foi prefeito do Recife e nos seus dois mandatos de governador. Acontece, porém, que este ano Cadoca foi preterido por Jarbas como candidato peemedebista à prefeitura do Recife, em favor de Raul Henry. O ex-auxiliar rompeu com o partido e migrou para o PSC.

Segundo o senador, Cadoca está tentando confundir o eleitorado omitindo que os dois não têm mais relações políticas. "Quando os eleitores perguntam a ele por mim, ele diz que estou viajando. Cadoca está se aproveitando da ligação que tivemos", denuncia Jarbas.

Jarbas Vasconcelos é um político muito popular em Pernambuco, já governou o Estado por duas vezes, foi prefeito do Recife e o senador mais votado da história pernambucana. A imagem do senador é muito importante para o deputado federal Raul Henry, que participa de sua primeira disputa majoritária. Pelo fato de não ser conhecido da população, não é interessante para o peemedebista "dividir" Jarbas com outros.

O senador tem participado massivamente da campanha de rua de Raul Henry para mostrar quem é seu candidato e já sinaliza que, se Mendonça Filho (DEM) for disputar o segundo turno com João da Costa(PT), o PMDB estará ao lado do democrata. "Se ele (Mendonça) for para o segundo turno nós apoiaremos, e tenho certeza que também teremos o apoio dele se nós formos", afirmou.

Cadoca, que deixou o PMDB no final do ano passado pra disputar a prefeitura pelo PSC e atualmente faz parte da base aliada do governo federal, prefere ignorar as declarações do ex-aliado dizendo que "vai manter a relação cordial com o senador e seu candidato, Raul Henry".

Cadoca faz questão de afirmar em suas caminhadas que, como deputado federal, vota a favor dos projetos do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional e procura associar cada vez mais sua imagem à do presidente e à do governador do estado Eduardo Campo (PSB). Quando isso acontece, quem fica incomodado é candidato do PT na capital pernambucana, João da Costa, que diz ser o único candidato apoiado por Lula e Eduardo.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host