UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

31/07/2008 - 18h41

Mendonça (DEM) e João da Costa (PT) seguem tecnicamente empatados no Recife

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Mendonça Filho (DEM) mantém a liderança com 25% das intenções de voto no Recife (PE), mas segundo dados da pesquisa Barômetro Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), João da Costa (PT) mais que dobrou suas intenções de voto - desde a sondagem do Ipespe em maio - e está 23% e assumiu a segunda colocação.

O petista ultrapassou o socialista-cristão Carlos Eduardo Cadoca, que agora figura em terceiro lugar, com 19% das intenções. Em quarto lugar, o peemedebista Raul Henry aparece com 5%, seguido por Edílson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU) ambos com 1%. O candidato do PCB Roberto Numeriano não atingiu 1% de votos.

Comparando com os resultados da pesquisa realizada em maio pelo mesmo instituto, o candidato democrata Mendonça Filho caiu 1%, enquanto seu principal adversário João da Costa (PT) cresceu 12%. "A rigor, os dois estão tecnicamente empatados, pois a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. Mas Cadoca não está distante e podemos dizer que a eleição será dura", avalia o especialista em pesquisas de opinião e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Pierre Lucena.

Cadoca que na pesquisa de maio tinha 22% das intenções de votos, mesmo percentual apontado pela pesquisa Datafolha da semana passada, caiu 3%, e Raul Henry caiu 1%, porém, ambos os resultados estão dentro na margem de erro prevista na pesquisa.

Os eleitores também avaliaram os governos municipal, estadual e federal. De acordo com o estudo, 66% das pessoas avaliam o governo do presidente Lula como ótimo/bom, 28% acham regular e 7% acham ruim/péssimo. Quanto à gestão de Eduardo Campos (PSB), os eleitores estão divididos, 42% acham ótimo/bom e 42% regular, 14% dos eleitores avaliam como ruim/péssimo. 3% não souberam ou não quiseram opinar.

A gestão do prefeito João Paulo teve aprovação de 58% dos entrevistados, que avaliam como ótima ou boa a administração do petista. Já 27% acham está regular e 15% acreditam estar ruim ou péssima. Apenas 1% não quis ou não soube opinar.

O Ipespe ouviu 1.000 eleitores na capital pernambucana entre os dias 26 e 28 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os votos nulos e brancos somam 9%. Aqueles que não opinaram ou disseram que não sabem em quem votar chegam a 17%.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host