UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/07/2008 - 18h26

Juiz de Jaboatão libera uso da imagem de Lula

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter liberado publicamente o uso de sua imagem nas campanhas de partidos da base aliada do governo, o juiz da propaganda eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, PE, José Alberto de Barros, negou, nessa terça-feira (29) uma representação encaminhada pela assessoria jurídica do candidato a prefeito André Campos (PT), pedindo a retirada de cartazes que mostram um de seus adversários, Paulo Rubem (PDT), ao lado de Lula e do governador do Estado Eduardo Campos (PSB). Segundo o partido, os cartazes teriam a intenção de "confundir e enganar o eleitorado".

A decisão pode influenciar juizes de outras cidades que têm mais de um candidato da base aliada do governo. No Recife a noticia chega em boa hora para o candidato do PSC Carlos Eduardo Cadoca, que precisa de apoios para se consolidar entre o eleitorado. Segundo dados das últimas pesquisas, o social cristão está tecnicamente empatado em segundo lugar com o petista João da Costa, que se apresentava até agora como "único candidato de Lula".

Cadoca já vem insistindo em suas caminhadas pelos bairros da periferia recifense que, como deputado federal, apóia as decisões do presidente Lula no congresso. Com a "autorização" do próprio presidente para o uso da imagem pelos partidos aliados, o social cristão já sinaliza que pode investir também em material publicitário explorando a parceria. "Estou estudando isso internamente", afirma.

Na campanha petista pela prefeitura da capital percebe-se certo desconforto com a decisão do presidente. O prefeito João Paulo já havia afirmado em vários atos de campanha de João da Costa (PT) que trabalhava para trazer Lula para o palanque ainda no primeiro turno. João Paulo demonstra confiança e acredita que "para o eleitor do Recife está bem claro que João da Costa é o candidato de Lula", porém não descarta uma possível briga na justiça pelo uso da imagem.

"O PT pode não entrar (com ação na justiça), mas qualquer outra legenda pode fazer isso", afirmou João Paulo sinalizando que a tarefa de brigar pela exclusividade da imagem do presidente Lula pode ficar a cargo dos outros partidos da coligação Frente do Recife, que além do PT conta com o apoio do PSB, PTB, PDT, PCdoB, PR, PMN, PHS, PTN, PRB, PTdoB, PSL, PRTB, PRP, PGT e PSDC.

Nas eleições para o governo de Pernambuco em 2006, a popularidade de Lula foi dividida entre Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB) que ganhou o pleito no segundo turno contra Mendonça Filho (DEM). Para o prefeito João Paulo, as duas situações são diferentes, já que Eduardo Campos havia sido ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula. O prefeito acredita que pelo fato de "Cadoca ter saído da oposição há pouco tempo (deixou o PMDB em outubro para concorrer à prefeitura pelo PSC) não há uma identificação com Lula.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host