UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/07/2008 - 18h13

João da Costa promete incentivos ao varejo e novo centro comercial no Recife

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Incentivos fiscais para reocupar prédios do centro do Recife, criação de um novo centro comercial na zona sul e otimização do transporte coletivo com ações efetivas para o SEI (Sistema de Estrutural Integrado). Essas são as principais propostas do candidato do PT, João da Costa, apresentadas aos lojistas e empresários do comércio varejista do Recife no primeiro debate promovido pela CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas) num almoço nesta terça-feira (29), em um restaurante do Derby, área central da cidade.

O debate faz parte de uma série promovida pela CDL-Recife que vai contar com a presença dos quatro líderes nas pesquisas de opinião, Mendonça Filho (DEM), Carlos Eduardo Cadoca (PSC), João da Costa (PT) e Raul Henry (PMDB). No primeiro dia, o candidato petista contou com a presença de seu maior cabo eleitoral, o prefeito João Paulo, para fortalecer o coro de continuidade da gestão.

A organização do evento apresentou a todos os candidatos uma relação de 10 sugestões para que eles exponham suas propostas para cada uma delas. Entre as reivindicações do setor, destaque para a melhoria dos acessos e do fluxo viário do centro do Recife e seu entorno, incentivo a ocupação de prédios disponíveis no centro, com ênfase para as Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, ordenamento do comércio informal, Incentivos pára a construção de garagens verticais e estacionamentos no centro e melhoria da iluminação pública com ações voltadas para o combate à violência.

O presidente da CDL- Recife, Silvio Vasconcelos, ressaltou a importância que as propostas dos candidatos têm para o comércio varejista da cidade. Segundo ele, a CDL está sempre aberta para formar parcerias com o governo municipal e estadual para incentivar o desenvolvimento econômico da região. "Nós tivemos várias parcerias de sucesso com o prefeito João Paulo como a revitalização e a troca do piso de várias ruas do corredor do comércio no centro", relembrou.

O candidato João da Costa disse que a principal vocação econômica da cidade é o comércio varejista e salientou a importância que os investimentos que estão sendo atraídos para Pernambuco têm para a cidade do Recife. "O porto de Suape, a Refinaria Abreu e Lima, a duplicação da BR-101 e a abertura de várias indústrias no interior do Estado têm impacto imediato sobre o comércio do Recife", analisou.

João da Costa propôs uma série de ações pontuais principalmente no que diz respeito à acessibilidade ao centro expandido da cidade, defendendo os ajustes que estão sendo feitos pela Prefeitura no corredor Leste-Oeste, que liga a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro, à zona oeste da cidade. Segundo ele, "o grande problema é que hoje todas as linhas de ônibus vão para o centro da cidade e a maioria passa pelo eixo Leste-Oeste", afirmou.

O Corredor Leste-Oeste tem sido a principal pedra no sapato do candidato. A prefeitura investiu R$ 14,7 milhões em calçadas acessíveis, iluminação especial, recuperação de drenagem, estações de embarque e desembarque, reforma do pavimento e nova sinalização. Porém, a obra não tem agradado a população que reclama da falta de áreas de acostamento para veículos de serviços e táxis e pontos de ultrapassagem para veículos, além das mudanças constantes dos locais das paradas de ônibus.
Entre as propostas apresentadas está a criação de conselhos com associações de empresários e lojistas, que serviriam para "discutir políticas de incentivo que atraíssem setores específicos que contribuem com o comércio local, como o turismo".

Além disso, o candidato revelou que no plano diretor enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores consta um projeto para transformar a região que vai do Shopping Recife até o Aeroporto, na zona sul, em um novo centro comercial metropolitano.

Ele adiantou que a proposta para transformar o local em pólo de desenvolvimento econômico prevê a consolidação da linha Sul do Metrô, a requalificação urbana da área com drenagem para sanar os alagamentos na avenida e sua transformação em eixo de transporte coletivo.

Depois da explanação do candidato, a mesa recebeu perguntas por escrito enviadas por pessoas da platéia. Nesse momento o candidato teve que responder principalmente sobre as intervenções que pretende fazer para melhorar o trânsito, sobre tudo no centro da cidade, e sobre as ações no combate à violência. Mais uma vez o candidato defendeu o Corredor Leste-Oeste dizendo que "não vê caos na região, apenas picos de congestionamentos em horários de maior movimento". Ele ainda enfatizou que o corredor é o primeiro feito exclusivamente para o transporte coletivo na cidade.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de utilizar o Rio Capibaribe como opção de transporte, o candidato explicou que um projeto está sendo discutido, mas preferiu salientar as melhorias que podem ser obtidas no rio com a previsão de ações de saneamento e retirada de palafitas, como a do bairro dos Coelhos, que faz parte da área central da cidade.

O próximo candidato a participar do ciclo de debates é o peemedebista Raul Henry, que já confirmou presença no dia 12 de agosto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host