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28/07/2008 - 18h25

Candidatos apresentam planos para o transporte público do Recife

Paula Brumüller
Especial para o UOL
Em Recife
Em todas as eleições, o transporte coletivo do Recife aparece como uma pedra no sapato dos que disputam a vaga de prefeito da cidade. Não faltam idéias para atenuar o dia a dia dos 1,5 milhão de habitantes, seus quase 500 mil veículos e 1.100 ônibus. No malabarismo dos programas de governo, idéias antigas como ciclovias, vias expressas e corredores de ônibus convivem com novidades como o transporte fluvial para a "Veneza Brasileira".

A cidade já conta com o SEI (Sistema Estrutural Integrado) de transporte há 22 anos, no entanto o sistema não funciona tão bem como em outras cidades que fazem uso do SEI. Curitiba, por exemplo, faz 14 mil vagens por dia com uma frota de 1.877 ônibus, 773 a menos do que a capital pernambucana, porém, aparentemente muito mais eficiente. Pelo projeto original, o SEI recifense deveria contar com 25 terminais de integração. Atualmente, apenas 11 funcionam.

A unanimidade entre todos os discursos é que o Corredor Leste-Oeste, que liga a Avenida Conde da Boa Vista, no centro, à Avenida Caxangá, na zona oeste, precisa de reparos. Inaugurado pela Prefeitura Municipal em março deste ano, o projeto tem o objetivo de beneficiar 500 mil passageiros que utilizam 98 linhas por dia, segundo estimativa da Prefeitura.

Para o peemedebista Raul Henry, "o Corredor tem o conceito correto, mas o projeto errado". Raul explica que o corredor não dispõe de áreas de acostamento para táxis e veículos de serviços nem ponto de ultrapassagem para os demais carros. "Qualquer pequeno acidente, pode provocar um grande engarrafamento no centro, repercutindo no entorno", avalia.

O candidato do PMDB ainda propõe para a cidade a construção de um corredor que ligue a Avenida Domingos Ferreira, na zona sul, à Rodovia PE-15 - passando pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, a principal artéria da cidade. Além disso, ele pretende estruturar um corredor exclusivo de transporte coletivo para a Avenida Norte e fortalecer o SEI, ampliando o número de terminais de integração.

O fortalecimento da malha de ciclovias, interligando toda a cidade e a conclusão do terceiro eixo perimetral, que ligaria a Avenida Caxangá à Avenida Norte, também estão entre as propostas do peemedebista.

Para o candidato do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, dois eixos são prioridade caso assuma a prefeitura. A correção do Leste-Oeste, que seria feita em cima de estudos e um projeto bem elaborado e a construção de um corredor Norte-Sul. Seguindo uma idéia parecida com a do adversário Raul Henry, a via, exclusiva para ônibus, partiria da Avenida Domingos Ferreira, passando pela Agamenon Magalhães chegando até o complexo Salgadinho, em Olinda.

De acordo com Pedro Sérgio Cunha, um dos coordenadores do programa de governo do social-cristão, a execução desse projeto dependeria da construção da Via Expressa Sul, que substituiria a atual Via Mangue. "A Via Expressa Sul iria tirar cerca de 40% do fluxo de veículos da Domingos Ferreira, assim seria possível transformá-la em corredor de transporte coletivo", explicou Cunha.

Ainda nas propostas de Cadoca está a transformação da Praça do Derby, no centro, em um ponto de integração entre os corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.

O candidato que lidera as pesquisas de intenção de votos na capital, Mendonça Filho (DEM), propõe a reestruturação da Avenida Norte, com o alargamento de vias, implantação de corredor exclusivo de ônibus e de ciclovia, além de tratamento paisagístico. O candidato compara o projeto, batizado de Nova Norte, com a PE-15 e a BR-232, duas obras implantadas durante o período em que esteve à frente do Governo do Estado.

O projeto prevê a construção de cinco estações de transbordo, criação de linhas inter-bairros e o reordenamento de áreas vazias ou subutilizadas próximas à avenida. Além da Nova Norte, o candidato afirma que tem propostas para as outras áreas da cidade, mas ainda não quis divulgá-las.

O petista João da Costa mantém a estratégia de só divulgar propostas de governo a partir de agosto, com o lançamento oficial do programa. Essa postura é alvo de críticas do candidato Mendonça Filho. "Eu não sei como o sujeito se apresenta como candidato à prefeitura e seu único argumento é que seus padrinhos são fortes", declarou Mendonça, referindo-se ao apoio do presidente Lula, do governador Eduardo Campos (PSB) e do atual prefeito, João Paulo (PT), ao candidato petista.

Kátia Telles, candidata à prefeitura pelo PSTU, diz que pretende priorizar a reestatização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e democratizar o transporte público através do passe livre para estudantes e desempregados. "Com a falta de acesso aos transportes públicos, faltam empregos, educação, cultura, esporte, lazer, entre outros direitos. Para ampliá-lo, um dos caminhos é o passe livre", argumentou.

O postulante Edílson Silva (PSOL) enfatiza as estratégias de longo prazo como uma discussão sobre a mudança da matriz do transporte público no Brasil. Silva acredita que "a melhor opção para uma cidade como o Recife é o transporte sobre trilho".

Segundo o socialista, uma das medidas possíveis seria ligar a zona norte ao centro por meio de metrô, usando o próprio leito da Avenida Norte. "Nossa proposta não é um metrô subterrâneo e sim elevado, para não perdermos as pistas de rolamento que já existem", explicou.

Outra proposta de Edílson Silva é a criação de um terminal de passageiros intermodal, que iria integrar o transporte sobre trilhos, o rodoviário e o fluvial, com a navegabilidade do rio Capibaribe. Além disso, o candidato também defende o passe livre para os estudantes.

Roberto Numeriano, do PCB, propõe a criação de uma empresa de transporte coletivo municipal, com caráter de reguladora da área, a fim de equalizar tarifas e fiscalizar as empresas privadas. Numeriano promete também estimular e patrocinar o uso de bicicletas, adequando as avenidas para receber o fluxo de usuários, além de ampliar o número de coletivos adaptados para cadeirantes.

Entre as propostas do postulante estão a ampliação do transporte complementar, correção de falhas do corredor leste - oeste. Além de criar, a partir do modelo empregado em Curitiba, alimentadores do transporte coletivo, a fim de reduzir o número de ônibus que circulam na Conde da Boa Vista.

"Um dos alimentadores seria instalado na Praça do Derby, aonde chegariam várias linhas e os passageiros embarcariam em ônibus que, sem cobrar outra tarifa, transportariam estes pela Avenida Conde da Boa Vista, até a Avenida Dantas Barreto", explicou.

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