UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/07/2008 - 18h02

Na capital mais violenta do país, Mendonça (DEM) propõe ações locais

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Embora a segurança não seja responsabilidade direta das prefeituras, mas dos governos estaduais, o candidato democrata Mendonça Filho apresentou nesta terça-feira (22) propostas de governo para a área de segurança pública, caso seja eleito prefeito do Recife. Mendonça já havia saído na frente dos demais candidatos e apresentado seus planos de governo para a saúde e a educação. Recife é atualmente a capital mais violenta do país.

Mendonça Filho governou Pernambuco de abril a dezembro de 2006 a renúncia do governador Jarbas Vasconcelos, que saiu do governo para disputar uma vaga para o Senado.

Entre as ações que o candidatos pretende colocar em prática estão a criação de uma secretaria de Segurança Comunitária, por meio da reestruturação da atual Secretaria de Direitos Humanos, criação de 18 conselhos municipais de segurança, capacitação para bombeiros voluntários e a ampliação do efetivo da Guarda Municipal dos atuais 1.100 homens para 2 mil.

Segundo ele, a "Nova Guarda" deverá atuar na proteção do patrimônio, prevenção de crimes e também no trânsito. Mendonça Filho defende uma capacitação mais efetiva e, se for preciso, melhor armamento para esses profissionais.

Outra bandeira levantada pelo candidato é o programa Estação Futuro, projeto que ele avalia como positivo no trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua, durante sua gestão à frente do Governo do Estado, em 2006. Mendonça promete implantar o projeto na cidade do Recife e criar escolas em período integral para atender as comunidades que tem os maiores índices de violência.

O democrata afirmou que existe uma total omissão da atual gestão com relação à segurança pública. "A atual gestão da prefeitura faz de conta que a violência não é de sua responsabilidade. O governo do PT tratou a educação recifense com descaso e foi omissa no combate à violência. O que se vê é uma total inversão de valores. Investimentos de milhões na orla de Boa Viagem, no Parque Dona Lindu e no carnaval da Mangueira no Rio de Janeiro, enquanto nas periferias o povo sofre", atacou.

Mendonça Filho diz que durante sua gestão estadual, houve uma pequena queda nos índices de violência no Estado, mas o candidato não soube especificar os números. O democrata ainda assumiu metas para sua gestão.

Bolsa Família

Preocupado com os questionamentos que moradores vêm fazendo em várias de suas visitas a respeito do fim do programa Bolsa-Família, caso ele seja eleito, o democrata fez questão de reforçar o discurso de dar continuidade ao que a gestão petista deixar de bom. O democrata acusa os petistas de estarem difundindo essas idéias pelas comunidades, e adotou um tom mais agressivo. "O que o PT está fazendo é uma política sorrateira e mesquinha, mas o povo do Recife não é besta", disparou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host