UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

18/07/2008 - 16h18

Mendonça Filho (DEM) diz que educação é o maior problema do Recife

Da Redação
O candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), disse que a educação é hoje o maior problema da cidade e que ele pretende em quatro anos colocar a capital pernambucana entre as 10 melhores do País, pois combater esta deficiência será sua prioridade número um. Ele fez a revelação durante entrevista à Rádio JC CBN, fechando a série realizada com os prefeituráveis pela emissora.

Para combater a deficiência na educação, Mendonça disse que, de imediato, vai aumentar a cobertura atual de 16 mil para 50 mil crianças que têm até cinco anos nas creches e na pré-escola da rede municipal. Outra proposta é acabar com o sistema de ciclos que foi adotado nas escolas públicas municipais. Por meio desses ciclos, o estudante é aprovado independentemente do aprendizado.

"Nas escolas particulares, o estudante é incentivado a fazer reforço, ao contrário da escola municipal. Por isso, o jovem passa a série seguinte sem aprender o programa da anterior. E termina se desestimulando. Tenho andando por toda a cidade e por onde passo, escuto reclamações dos pais quanto a este sistema", afirmou.

Ele disse que instituirá programas semelhantes ao "Se Liga e Acelera", que foram adotados à época em que ele participou do governo do Estado, como vice de Jarbas, e depois como governador. Esses programas, de correção de fluxo e para resgatar os alunos que estavam fora de faixa etária, foram adotados nas escolas do ensino fundamental.

Mendonça garantiu que as escolas do ensino fundamental passarão a ser em tempo integral, a exemplo das 20 que adotou quando Governo do Estado, em 2006. Nessas escolas, o jovem recebe educação tradicional, além de esportes, lazer e cultura, com as três refeições. "Daremos também um estímulo adicional. Quem terminar os estudos nas escolas públicas do Recife, no nível médio, terão facilidade para ingressar nas universidades. Esses jovens serão beneficiados pelo 'Universidade Democrática'", afirmou.

Questionando por que ele não acabou os problemas do ensino fundamental em Pernambuco, quando governador, Mendonça respondeu que a educação fundamental é da responsabilidade dos municípios. E que, ainda assim, ele criou os centros experimentais de ensino (escolas em tempo integral) e os programas "Se Liga e Acelera". "Revertendo o quadro da educação, vamos produzir um efeito fenomenal. Há oito anos, o jovem de hoje era criança. Quem não teve apoio ou incentivo na educação, terminou sendo vítima do tráfico", disse.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host