UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/07/2008 - 19h49

Mendonça assina acordo para retirada de hospital psiquiátrico

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
O candidato à Prefeitura do Recife Mendonça Filho (DEM), acompanhado do vice André de Paula, participou no domingo (13) de um ato de campanha no bairro da Tamarineira, zona norte da cidade. Em frente ao Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, o prefeiturável assinou o primeiro acordo da sua campanha, comprometendo-se a construir no local o Parque da Tamarineira e restaurar o prédio do hospital, transformando-o em um memorial da medicina psiquiátrica.

O democrata se comprometeu também em transferir os pacientes do hospital para um local a ser negociado com o governo do estado posteriormente. Ele defende um parque que dê prioridade ao verde, ao contrário do que acredita estar acontecendo no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na zona sul, um dos principais alvos de ataques do democrata contra a atual gestão municipal. "O Parque Dona Lindu é um projeto caro onde o verde á sacrificado em função do concreto", disparou.

A diretora do Hospital Ulisses Pernambucano, Benvinda Magalhães, diz ser contra a proposta do candidato Mendonça Filho. Ela defende a manutenção da unidade no local e cobra investimentos para transformá-lo num centro de referência para o estudo da saúde mental. "O hospital Ulysses Pernambucano é um espaço historicamente voltado para a saúde mental e tem um potencial muito maior do que um simples memorial", afirmou.

O gerente de assistência a saúde mental do estado, Ivo de Andrade Lima, esteve no local a pedido do governador Eduardo Campos e defende a expansão do hospital para um "complexo de ações estratégicas no campo da psiquiatria".

Na cerimônia para a assinatura do acordo compareceram o ex-governador Gustavo Krause, o senador Marco Maciel e os deputados Ciro Coelho e Augusto Coutinho, todos democratas. Também estiveram no local, candidatos a vereador dissidentes do PV, que romperam com o partido por não concordarem com o apoio ao candidato Carlos Eduardo Cadoca (PSC).

O local é motivo de polêmica na sociedade. Existe um grupo de moradores do bairro e profissionais da área de psiquiatria, o "Tamarineira: loucos por ela!", que defende a permanência do local como centro de tratamento psiquiátrico. Há ainda um outro grupo, os Amigos do Parque da Tamarineira, que acreditam que a área poderia ser usada de forma mais democrática, em função da sociedade. Grupos empresariais também especulam a compra do lugar para transformar o prédio em um centro de compras e lazer.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host