UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/07/2008 - 18h37

Número de candidatos a vereador é o 2ª maior desde a redemocratização

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Setecentos e treze é o numero de cidadãos recifenses que vão disputar um cargo político na cidade nas eleições do próximo dia 5 de outubro. Os números foram divulgados nesta terça-feira (8) pelo Tribunal Regional Eleitoral e ainda não são oficiais, já que podem haver desistências ou cassação de registros. A lista foi entregue pelo cartório da 9ª zona eleitoral do Recife conta com os nomes de 699 postulantes ao cargo de vereador e de 7 candidatos à Prefeitura, juntamente com os candidatos a vice-prefeito.

Os sete nomes confirmados para disputa do pleito majoritário são: Raul Henry (PMDB/PSDB); João da Costa (PT, PCdoB, PSB, PDT, PTB, PR, PMN, PHS, PRB, PTdoB, PRT, PGT, PRTB, PSL); Carlos Eduardo Cadoca (PSC, PP, PTC, PPS e PV); Mendonça Filho (DEM); Roberto Numeriano (PCB), Edílson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU). Porém não é o número de prefeturáveis que impressiona, já que em todas as eleições municipais a variação é mínima, o que chama a atenção é a quantidade de pessoas em busca de uma vaga na Câmara Municipal.

Segundo dados estatísticos do TRE, nas eleições municipais de 1996 foram registradas 386 candidaturas para o cargo de vereador no Recife. Depois disso, esse número deu um salto, para 641 em 2000, 730 na disputa de 2004 e 699 agora. Ou seja, é a segunda mais concorrida desde a redemocratização do país, na década de 80.

Segundo análise do cientista político Adriano Oliveira, esse aumento de interesse pelo cargo se dá principalmente porque a maioria das pessoas vê uma "oportunidade de emprego ou mobilidade social".

O juiz eleitoral designado para o registro de candidaturas no TRE, Jorge Américo, concorda com a análise do cientista político, mas ressalta ainda a politização da sociedade como fator que contribui para esse aumento de candidatos. "A sociedade está cada vez mais politizada e os diversos grupos sociais querem ter um representante no governo", destaca. Para ele, outros fatores seriam o aumento do número de partidos políticos e o percentual mínimo de registro de mulheres que a legislação eleitoral determina para cada partido.

De qualquer forma, trata-se de uma concorrência duríssima. Com apenas 37 vagas na Câmara de Vereadores da capital pernambucanas, as contas indicam que são quase 19 candidatos para cada cadeira do legislativo.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Recife - PE

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host