UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/07/2008 - 17h30

Severino Cavalcanti (PP) volta à cena política em Pernambuco com apoio de PT e PSB

Paula Brukmüller
Especial para o UOL
Em Recife
Depois de quase três anos afastado da cena política, o ex-deputado federal Severino Cavalcanti (PP), 76 anos, volta à pauta como um dos favoritos à prefeitura de sua cidade natal, João Alfredo, agreste pernambucano. Severino teve sua candidatura oficializada no último dia 30 e conta com o apoio do PT, PSB e PR. O candidato já esteve à frente da cidade entre 1964 e 1966, pela extinta UDN (União Democrática Nacional). O município, pólo moveleiro do Estado, tem 23 mil eleitores e orçamento de R$ 17,3 milhões.

  • Folha Imagem

    Ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti afirma que será absolvido pelo povo nas urnas



    Atualmente o ex-parlamentar se encontra em situação política confortável, para quem amargou a renúncia à presidência da Câmara Federal em 2005, acusado de receber "mensalinho" para prorrogar a concessão de um restaurante da Câmara. Mesmo que o ex-parlamentar seja derrotado nas urnas municipais tem chances de voltar ao Congresso em 2009, caso o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) seja eleito prefeito de Petrolina, no sertão.

    Apontado como favorito para assumir a Prefeitura de Petrolina no próximo ano, Patriota, se eleito, é obrigado a renunciar ao mandato parlamentar, deixando a vaga na Câmara para Severino, primeiro suplente ao cargo. Outra linha de ação para o retorno seria a reeleição de Newton Carneiro (PRB) à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Nesse caso, o deputado federal Marcos Antônio (PRB), conhecido como Negão Abençoado, teria que abrir mão do mandato para assumir como vice.

    • Arte UOL


      Mesmo com tantas combinações favorecendo sua volta ao Congresso Nacional, Severino se mostra confiante na campanha municipal, a qual afirma ser sua meta. "Prefiro ficar em João Alfredo, minha terra natal. Por isso saí candidato a prefeito", afirma.

      De acordo com sua assessoria de imprensa, Severino está na frente do candidato do governo, Sebastião Mendes (PSDB), que já foi prefeito de João Alfredo três vezes. Mas a disputa pode não ser tão fácil como o PP acredita. Sebastião tem o apoio da atual prefeita Maria Sebastiana (PTB), que o sucedeu da prefeitura em 2004 e cujo governo tem boa aceitação popular. Maria Sebastiana seria a rival mais dura de enfrentar caso tivesse se candidatado a reeleição, mas para sorte de Severino, ela preferiu ficar de fora da disputa.

      Se for eleito prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti volta à cena política pelos braços do povo, como ele mesmo declarou ao renunciar a presidência da Câmara Federal em 2005: "Voltarei. O povo me absolverá".

      Veja mais notícias de eleições na cidade de João Alfredo - PE

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host