UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 21h25

Número de prisões chega a 410 em todo o país; 516 urnas são substituídas

Do UOL Notícias
Em Brasília
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgou novo balanço das ocorrências registradas neste domingo, durante o segundo turno das eleições municipais. O número de prisões voltou a aumentar e já chega a 410, todas envolvendo não-candidatos. O total chega a 554 ocorrências. Apenas três envolvem candidatos, mas nenhuma delas resultou em prisão.

O número de urnas substituídas também aumentou, chegando a 516 equipamentos, ou 0,6% do total de 77.901 que foram usadas nas eleições municipais deste domingo (incluindo as urnas reserva). O bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, registrou o único caso de substituição de urna eletrônica para urna de lona, com cédula de papel e voto manual. De acordo com Britto, as urnas no Estado são antigas e datam de 1998. Em São Paulo (capital), foram 43 substituições.

Em relação às ocorrências policiais, o caso que mais chama a atenção é o de Canoas (RS), onde ocorreram 200 prisões. Outras 49 foram registradas em Porto Alegre. Em todo o Estado também foram registradas 84 ocorrências que não resultaram em prisão.

Para o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, a explicação está no tipo de campanha que é feito no local. "Realmente, um número incomum. A explicação que temos é que Canoas não tem rede própria de Televisão, utiliza-se da de Porto Alegre. Por isso, o corpo a corpo é maior, essa campanha na base de carreata é maior. O acirramento de ânimos é maior. Essa é a explicação que temos para este número aviltado de prisões em Canoas", avaliou.

O ministro também fez um balanço das ações de candidatos que tiveram a candidatura impugnada e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral. Segundo ele, foram 6 mil processos nestas eleições, o dobro do registrado em 2004. "Quero crer que já tenhamos decidido em torno 3,5 mil. Faltam 1,5 mil que temos de vencer até a posse dos candidatos", disse.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host