UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 18h33

Número de prisões chega a 395 em todo o país; 487 urnas foram substituídas

Do UOL Notícias
Em Brasília*
*Atualizada às 19 horas

Quase 400 prisões já foram realizadas no segundo turno das eleições municipais. O último boletim, divulgado por volta das 18h20 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aponta 395 prisões, sendo que nenhuma delas envolve candidatos. As ocorrências envolvendo candidatos, mas sem resultar em prisão, são apenas três. No total, são 540 ocorrências, a maioria relacionada a boca-de-urna.

Ainda segundo o TSE, 487 urnas já foram substituídas do total das 77.901 em uso nas eleições municipais deste domingo. O Estado do Rio de Janeiro registrou o único caso de substituição de urna eletrônica para urna de lona, com cédula de papel e voto manual. De acordo com Britto, as urnas no Estado são antigas e datam de 1998. Em São Paulo (capital), foram 30 substituições.


O caso que mais chama a atenção é o de Canoas (RS), onde já ocorreram 200 prisões. Outras 49 foram registradas em Porto Alegre. Em todo o Estado também foram registradas 84 ocorrências que não resultaram em prisão.

Para o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, a explicação está no tipo de campanha que é feito no local. "Realmente, um número incomum. A explicação que temos é que Canoas não tem rede própria de Televisão, utiliza-se da de Porto Alegre. Por isso, o corpo a corpo é maior, essa campanha na base de carreata é maior. O acirramento de ânimos é maior. Essa é a explicação que temos para este número aviltado de prisões em Canoas", avaliou.

O ministro também fez um balanço das ações de candidatos que tiveram a candidatura impugnada e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral. Segundo ele, foram 6 mil processos nestas eleições, o dobro do registrado em 2004. "Quero crer que já tenhamos decidido em torno 3,5 mil. Faltam 1,5 mil que temos de vencer até a posse dos candidatos", disse.

Votação pode atrasar
As fortes chuvas na região Sul do país, especialmente em Florianópolis (SC), podem provocar um atraso no horário inicialmente previsto pelo TSE para divulgação dos resultados do segundo turno das eleições municipais.

A previsão inicial era que a apuração fosse concluída por volta das 20 horas (de Brasília), com divulgação oficial dos resultados às 22 horas, também de Brasília. Vale lembrar que Manaus, onde também ocorre segundo turno, está duas horas atrás do horário oficial de Brasília.

"Houve chuva em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Desde ontem que chove muito. Em Santa Catarina a votação está concentrada no turno da tarde, o turno da manhã foi de muita abstenção. Então é possível que até as cinco da tarde tenhamos um número enorme de eleitores sem condições de assomar a cabine da votação e os mesários vão entregar senhas aos que conseguiram chegar à sessão eleitoral. Nesse caso, sem duvida haverá um atraso. Então é possível que aquela nossa previsão não se confirme", disse Ayres Britto, em entrevista coletiva nesta tarde, em Brasília (DF).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    *Atualizada às 19 horas %>