UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 08h00

Mulheres candidatas são minoria na disputa do segundo turno

Rosanne D'Agostino
Em São Paulo

Se, no primeiro turno, mulheres tinham grandes chances de vitória na disputa pela prefeitura de cinco capitais, na segunda fase das eleições municipais deste ano, elas perderam terreno para os homens, que lideram as disputas pelas prefeituras das principais cidades do país.


As mulheres perderam a força no segundo turno?

Ao todo, 29 candidatas disputaram o cargo nas 26 capitais brasileiras. No primeiro turno, 12 conquistaram posições de destaque e cinco tinham grandes chances de conquistar prefeituras. Duas foram eleitas. Agora, restam apenas 30 cidades e seis mulheres na corrida. Destas, apenas três lideram as pesquisas mais recentes.


Nas capitais

  • Divulgação/Folha Imagem

    As petistas Rosário e Marta Suplicy estão no segundo turno em capitais


Nas 11 capitais com segundo turno, é provável que nenhuma mulher seja eleita para a prefeitura. Apenas duas petistas -Marta Suplicy em São Paulo e Rosário em Porto Alegre- concorrem. Ambas, no entanto, estão atrás nas pesquisas.


Se as urnas confirmarem o resultado dos últimos levantamentos, 2008 iguala o ano de 2004, quando duas mulheres foram eleitas em capitais - Luizianne Lins (PT), em Fortaleza, e Teresa (PPS), em Boa Vista (ela renunciou em 2006 para disputar o Senado).


Na capital paulista, Marta Suplicy começou líder, mas foi ultrapassada pelo adversário, Gilberto Kassab (DEM), que acabou o primeiro turno com mais votos. O Datafolha mostra o candidato à reeleição a 16 pontos da petista.


Já em Porto Alegre, capital com o maior número de candidatas a prefeita e única com mais mulheres do que homens na disputa (quatro contra três), Maria do Rosário (PT) está a 15 pontos do primeiro colocado, José Fogaça (PMDB), que liderou toda a corrida eleitoral.

MULHERES NO 2º TURNO


No primeiro turno, confirmaram-se como as duas únicas mulheres eleitas em capitais até o momento nestas eleições Micarla de Souza (PV), candidata eleita em Natal, e Luizianne (PT), reeleita em Fortaleza.


Valéria Pires Franco (DEM) caiu nas pesquisas, e Belém terá um segundo turno entre José Priante (PMDB) e Duciomar Costa (PTB).


Pelo Brasil


No primeiro turno, 1.354 mulheres tiveram os registros concedidos para concorrer a prefeituras em todo o país, 10,8% de um total de 12.545 candidatos nos 5.563 municípios brasileiros.

  • No primeiro turno, mulheres tinham chances de se eleger em 5 capitais


Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), São Paulo foi o Estado com mais mulheres concorrendo à prefeitura, 179, seguido de Minas Gerais, com 151 candidatas, Bahia, com 124, e Maranhão, com 78.


Das 19 cidades com segundo turno, somente quatro ainda possuem mulheres em seus quadros de candidatos. Delas, três possuem chances de levar as disputas.


Em Minas Gerais, Contagem e Juiz de Fora têm candidatas com chances. Na primeira, Marília Campos (PT) pode confirmar a vantagem obtida no primeiro turno e ser reeleita. Ela enfrenta o deputado estadual e ex-prefeito Ademir Lucas (PSDB). Já os juiz-foranos poderão eleger a petista Margarida Salomão, que disputa seu primeiro pleito e saiu na frente contra Custódio Mattos (PSDB), apoiado pelo governador Aécio Neves e centro de um arco de aliança formado por 11 partidos.

2º TURNO SEM MULHERES

  • PA - Belém
  • RJ - Rio de Janeiro - Petrópolis
  • MG - Belo Horizonte - Juiz de Fora - Montes Claros
  • MT - Cuiabá
  • SC - Florianópolis - Joinville
  • AP - Macapá
  • AM - Manaus
  • SP - Guarulhos - Mauá - Bauru - São José do Rio Preto - Santo André - São Bernardo
  • BA - Salvador
  • MA - São Luís
  • RS - Canoas - Pelotas
  • PB - Campina Grande
  • PR - Londrina - Ponta Grossa
  • ES - Vila Velha
  • Resultados em todas as cidades

No Rio de Janeiro, a cidade que teve a vitória de Rosinha Garotinho (PMDB) no primeiro turno anulada também poderá ter uma prefeita. Em Campos de Goytacazes, a candidata está à frente de Arnaldo Vianna (PDT), que teve a candidatura liberada pelo TSE somente após o 5 de outubro. No Estado, além de Campos, também haverá segundo turno em Petrópolis e na capital, onde apenas homens continuam na corrida eleitoral.


Por fim, Goiás tem segundo turno com presença feminina em Anápolis, onde Onaide Santillo (PMDB) e Antonio Gomide (PT) disputam a prefeitura. Gomide foi considerado "azarão" e lidera as últimas pesquisas.


Sem mulheres


No Estado de São Paulo, 10.803.006 eleitores (37,07% do total) devem voltar às urnas neste domingo. Além da capital, Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto terão eleições. Nenhuma destas cidades tem mulheres na disputa.


As capitais paulista e rio-grandense lideraram o número de candidatas, com três e quatro, respectivamente. Apenas uma mulher apresentou candidatura em cada uma das seguintes capitais: Palmas, Aracaju, Campo Grande, João Pessoa Maceió, Recife, Teresina e Curitiba. As demais capitais tiveram, cada, duas mulheres concorrendo ao Executivo em 2008.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Se, no primeiro turno, mulheres tinham grandes chances de vitória na disputa pela prefeitura de cinco capitais, na segunda fase das eleições municipais %>