UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

15/10/2008 - 15h16

Acordo oficializa apoio do PC do B a Maria do Rosário

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
PC do B e PT formalizaram nesta quarta-feira (15) acordo que prevê apoio dos comunistas à candidatura de Maria do Rosário à Prefeitura de Porto Alegre. A deputada Manuela D'Ávila, terceira colocada no primeiro turno com 121 mil votos, não esteve na reunião, mas referendou o apoio.

Na segunda-feira (13), a Executiva nacional do partido já havia deliberado em favor do apoio da sigla a candidatos do PT no segundo turno das eleições.

O acordo foi selado pelo presidente municipal do PC do B, Maurício Nunes, e pelo presidente estadual do PT, Olívio Dutra, na presença de Rosário e de seu candidato a vice, Marcelo Danéris. "Neste momento, sou tão candidata do PT quanto do PC do B", discursou a candidata. De volta às atividades parlamentares em Brasília, Manuela não deve se engajar na campanha petista.

O compromisso prevê que o plano de governo do PT deve incluir propostas defendidas pelos comunistas no primeiro turno da eleição. Entre elas, projetos de desenvolvimento econômico e social da cidade, como a instituição de um imposto sobre serviços (ISS) que privilegie empresas de tecnologia, e propostas de infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre pode ser uma das sedes do torneio.

A questão mais delicada, porém, era a revisão das críticas feitas à aliança entre PC do B e PPS no primeiro turno. O PPS indicou o vice de Manuela, Berfran Rosado. No documento assinado com o PT, foi destacada a votação expressiva de Manuela, que obteve 15% dos votos válidos, e o "acerto da aliança que uniu PC do B, PSB, PPS, PR, PMN, PTN e PT do B no primeiro turno das eleições municipais".

Segundo Maurício Nunes, o acordo com o PT foi o reconhecimento da luta e da trajetória do PC do B em busca de uma sociedade mais justa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host