UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

07/10/2008 - 14h30

"Não vou ficar feliz", diz Rosário sobre possível ausência de Lula no 2º turno

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
A candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, disse nesta terça-feira (7) que "não vou ficar feliz" se o presidente Lula não participar de sua campanha no segundo turno das eleições. "Eu compreendo [se ele não vier], mas eu quero que o Lula esteja aqui", disse Rosário em um programa da rádio "Gaúcha" na manhã desta terça-feira (7).

"Eu sou do PT, ele é do PT. Tenho certeza que o presidente tem seu coração batendo aqui", reforçou a candidata. No primeiro turno, Lula evitou tomar partido nas eleições em Porto Alegre devido à presença da candidata Manuela D'Ávila (PC do B), partido da base de apoio do governo. Ele aceitou apenas gravar imagens com Rosário para a propaganda gratuita na televisão.

No segundo turno, a presença de José Fogaça (PMDB) como adversário do PT também deve ser um empecilho à participação ativa de Lula na campanha da petista. O partido igualmente compõe a base de apoio do presidente.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (RS), não garantiu a presença de Lula em Porto Alegre. "O importante é o apoio dele e isso está garantido", afirmou. Segundo o deputado, o partido vai continuar mostrando que a candidata do presidente na capital é Rosário.

A tendência é de que Lula privilegie apenas as eleições paulistas, especialmente em São Paulo e São Bernardo do Campo. Uma das dificuldades alegadas por um coordenador da campanha de Rosário é a agenda internacional do presidente, que embarca na segunda-feira para Espanha, Índia e Angola.

Há temor também de que a presença de Lula acabe não alterando o resultado da eleição, o que seria desfavorável à imagem do presidente. Foi o que aconteceu em Natal (RN). Lá, a candidata Fátima Bezerra (PT) foi derrotada por Micarla de Souza (PT) no primeiro turno. O presidente participou da campanha de Fátima.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host