UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 16h01

Porto Alegre renova Câmara Municipal em mais de 40%

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresentou uma renovação superior a 40%. Dos 36 parlamentares que assumem em janeiro, 16 não faziam parte da atual legislatura. Quatro legendas que tinham parlamentares - PC do B, DEM, PL e PSL - acabaram sem representantes, enquanto o PRB - aliado do PT nas eleições municipais - estreou na Câmara.
  • UOL

    Composição da Câmara Municipal


O PC do B - partido da deputada Manuela D'Ávila, terceira colocada na disputa majoritária - foi o maior derrotado: perdeu seus dois representantes e não elegeu nenhum vereador, apesar dos 121 mil votos de Manuela. O DEM, que foi representado na disputa pelo deputado federal Onyx Lorenzoni, também ficou sem representação na Câmara. O estrago, entretanto, foi menor por conta dos 38 mil votos de Onyx.

O PMDB foi o partido que mais cresceu, aumentando sua bancada de quatro para seis vereadores. Mesmo assim a maior bancada continua sendo a do PT, que elegeu sete vereadores, mas perdeu uma cadeira. PTB, PP e PPS ganharam um vereador a mais cada, enquanto o PDT perdeu um.

O PSDB continua sem empolgar o eleitorado porto-alegrense ao manter suas duas cadeiras na Câmara, mesmo número do PSOL - o partido de Luciana Genro ainda não havia sido criado nas eleições de 2004 e estréia com dois vereadores. PSB e PR têm um parlamentar cada.

Em composição, a aliança que apoiou o prefeito José Fogaça elegeu 16 vereadores: os seis do PMDB de Fogaça, mais cinco do PDT e outros cinco do PTB. Do lado de Maria do Rosário, a Frente Popular ficou com metade da representação: oito parlamentares - o que em caso de vitória no segundo turno da eleição majoritária poderá representar problemas na hora de governar.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host