UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 17h47

Mais de 100 candidatos foram presos por irregularidades no dia da eleição, diz TSE

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília
O ministro Caputo Bastos, do Tribunal Superior Eleitoral, informou pouco antes das 17h, que 101 candidatos a vereador e a prefeito foram presos pelo país durante a eleição neste domingo. Desses casos, 63 desses referem-se a propaganda boca-de-urna.

No total, foram 2.511 ocorrências, incluindo também não candidatos.

Além das ocorrências de boca-de-urna, foram registrados delitos como transporte ilegal de eleitores, uso de alto falantes e compra de voto.

Segundo Bastos, a situação está "absolutamente tranqüila". Todas as ocorrências já foram resolvidas, de acordo com o TSE.

Apesar de considerar normal a quantidade de delitos, Bastos não se mostrou satisfeito com a prisão de candidatos. "Eles deveriam ser os primeiros a dar exemplo."

Os Estados em que mais ocorreram delitos foram Pernambuco, com 303, e Rio Grande do Sul, com 163. Os dados foram emitidos pelo TSE às 16h30.

Voto manual

O ministro também informou que cinco seções de votação em Goiânia tiveram de realizar votação manual, por um problema que atingiu 60 urnas. Segundo ele, não haverá prorrogação do horário de votação nesses locais. "Serão concedidas senhas para aqueles que estiverem na fila no momento de encerramento da votação", explicou.

Segundo o ministro, o sistema por votação biométrica, em que o eleitor se identifica por meio da impressão digital, não teve nenhum problema nas três cidades em que foi implantado.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host