UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 16h29

Brigada Militar já prendeu 60 pessoas no Rio Grande do Sul por boca-de-urna

Da Agência Brasil
Em Porto Alegre
Mais de 60 pessoas já foram presas neste domingo (5) no Rio Grande do Sul por fazer propaganda irregular durante as eleições. Em Porto Alegre foram cerca de dez prisões. Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, Paulo Mendes, os policiais estão orientados a coibir qualquer tipo de irregularidade.

"Recomendamos que os partidos orientem os filiados para que não se reúnam, não transgridam a legislação, porque a ordem da Brigada Militar é fazer a condução de todos presos à Justiça Eleitoral", disse. Segundo ele, o movimento já era esperado, pois as eleições municipais mobilizam mais os correligionários.

A principal irregularidade, segundo Mendes, é a propaganda de boca-de-urna. "É aquele aperto de última hora, que os candidatos querem forçar a barra e aí temos que tomar uma atitude", afirma.

Das 30 mil urnas eletrônicas do estado, 164 foram substituídas até agora por falhas técnicas, mas nenhuma teve que ser trocada por urnas manuais. A maioria das substituições ocorreu no interior do estado

De acordo com o assessor-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Josemar Riesgo, a falha nas urnas eletrônicas é inferior às expectativas do Tribunal Regional Eleitoral.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host