UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/10/2008 - 14h26

Manuela e Rosário chegam empatadas à eleição; Fogaça lidera com folga, mostra Ibope

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

A última pesquisa Ibope, publicada no jornal Zero Hora, mostra um rigoroso empate entre as candidatas Manuela d'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) para a última vaga no segundo turno da eleição em Porto Alegre.


Cada uma das candidatas teve a preferência de 20% dos 1.001 eleitores ouvidos pelo instituto entre os dias 2 e 3 de outubro. A pesquisa, registrada no TRE com o número 93/2008, confirma a liderança folgada do prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, com 38% dos votos. Indecisos somaram 4% e brancos e nulos, 3%.


O empate entre as duas candidatas também foi registrado na pergunta espontânea, em que o eleitor tem de declarar em que votaria. Manuela e Rosário tiveram 18% das citações cada uma. O contingente de eleitores indecisos, nesse caso, sobe a 11% sobre o universo pesquisado.


A novidade do levantamento foi o avanço, na reta final da campanha, da candidata petista. Rosário avançou quatro pontos: tinha 16% das intenções de voto na pesquisa divulgada há uma semana, contra 19% de Manuela. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


As outras candidaturas não se alteraram. Luciana Genro (PSOL) oscilou de 10% para 8%, enquanto Onyx Lorenzoni (DEM) se manteve com 5% de preferência. Nelson Marchezan Júnior (PSDB) caiu de 3% para 1%. Vera Guasso (PSTU) e Carlos Gomes (PHS) tiveram menos de 1% das citações.


Nos cenários de segundo turno, Fogaça leva a melhor tanto com Manuela quanto com Rosário. Contra a candidata comunista, o prefeito vence com 48% dos votos contra 36%. Com a petista, a o desempenho é quase igual: 49% contra 36%.


Num eventual segundo turno entre as duas candidatas, nova situação de empate técnico: apesar de Manuela bater Rosário com 36% contra 34% dos votos, a margem de erro não permite determinar quem seria vencedor na disputa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A última pesquisa Ibope, publicada no jornal Zero Hora, mostra um rigoroso empate entre as candidatas Manuela d'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) %>