UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 21h30

Número de cidades com tropas federais cresce pelo menos 13% em relação a 2004

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O número de cidades que receberão tropas federais no dia das eleições será, no mínimo, 13% maior neste domingo (5), na comparação com o pleito municipal de 2004, segundo a assessoria de imprensa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Até as 21h desta sexta-feira, o patrulhamento especial já havia sido aprovado para 390 cidades - foram 344 nas últimas eleições municipais. O número ainda pode aumentar, já que o tribunal continua analisando pedidos enviados pelos municípios. A expectativa é que ultrapassem os 400.


Ao todo, serão 13 Estados com a presença de tropas: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.


O Rio de Janeiro não entra na contagem porque a Operação Guanabara é resultado de um pedido enviado formalmente ao TSE. E os militares já estão atuando na cidade desde o início de setembro.


O Tribunal também recebeu pedidos de coligações ou políticos, mas estes pedidos são considerados ilegítimos. Apenas os pedidos feitos por Tribunais Regionais Eleitorais são considerados legítimos.


Sem fiasco

Apesar do aumento da presença dessas forças nas eleições, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse "achar que a eleição vai transcorrer com normalidade".


"Estou convicto de que o processo foi muito bem planejado, muito bem conduzido e está muito bem executado. Não estou trabalhando com a possibilidade de fiasco em nenhum sentido", afirmou Ayres.


"Acho que a eleição vai transcorrer sem problemas e eventual escaramuça será enfrentada com toda a competência por causa do aparato de poder que nós montamos. Nós estamos trabalhando com essa expectativa de que teremos uma excelente eleição", completou.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O número de cidades que receberão tropas federais no dia das eleições será, no mínimo, 13% maior neste domingo (5), na comparação com o pleito municipal%>