UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/09/2008 - 11h40

Em Porto Alegre, Rosário e Manuela encaram semana decisiva empatadas no 2º lugar

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

A semana decisiva para as eleições à Prefeitura de Porto Alegre começa com mais um empate técnico entre duas postulantes a uma vaga no 2º turno. Pesquisa do Instituto Methodus, encomendada pelo jornal Correio do Povo, confirma uma queda acentuada na preferência pela candidata comunista Manuela D'Ávila (PCdoB), que registrou 17% das intenções de voto, no levantamento divulgado nesta segunda-feira (29). Maria do Rosário (PT) teve 17,4% das citações na pesquisa.


Como a margem de erro do levantamento, registrado no TRE sob o número 89/08, é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, as duas candidatas chegam à semana da eleição disputando voto a voto um lugar no 2º turno. O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, tem 33,8% das intenções de voto. O Instituto ouviu 1.050 eleitores, entre 25 e 26 de setembro.


O que mais chama a atenção na reta final da campanha eleitoral em Porto Alegre é a queda de Manuela, registrada também pela pesquisa do Ibope divulgada no sábado (27). Manuela e Rosário aparecem tecnicamente empatadas, com vantagem para a candidata comunista. O Datafolha também mostra igualdade entre as duas. Com relação ao último levantamento do Methodus, Manuela perde quase cinco pontos - a candidata caiu de 23,9% para os 17% atuais.


Rosário variou pouco, de 16% para os 17,4% da pesquisa divulgada nesta segunda-feira, enquanto Fogaça avançou quase três pontos, passando de 31,1% na semana passada para 33,8%. No pelotão de baixo, houve poucas variações: Luciana Genro (PSOL) subiu de 5,6% para 7,2% enquanto Onyx Lorenzoni (DEM) avançou de 4,6% para 6,2%. Brancos e nulos foram 6,2% das intenções de voto e indecisos chegaram a 9,3%.


Nas simulações de segundo turno, o atual prefeito bate as duas principais adversárias por margens quase idênticas de voto. Contra Rosário, Fogaça abre vantagem de 52,2% contra 37,2%; contra Manuela, a diferença cai para 50,8% contra 38%. Na hipótese entre um confronto entre as duas deputadas federais no 2º turno, Manuela levaria a melhor, embora dentro da margem de erro: 41,5% contra 40,1%.



Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A semana decisiva para as eleições à Prefeitura de Porto Alegre começa com mais um empate técnico entre duas postulantes a uma vaga no 2º turno. Pesquis%>