UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/09/2008 - 16h09

Manuela cai quatro pontos e esquenta briga pela segunda vaga

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

Esquentou a briga por uma vaga no segundo turno das eleições municipais de Porto Alegre. A uma semana da votação, as candidatas Manuela D'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) aparecem empatadas tecnicamente no levantamento do Ibope, publicado na edição de domingo (28) jornal Zero Hora.

  • Reprodução

    Manuela e Rosário têm chances de chegar ao segundo turno


Manuela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Rosário tem 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, lidera a disputa com 38% da preferência do eleitorado.


Em relação à última pesquisa, a candidata comunista caiu quatro pontos percentuais. Em 14 de setembro, Manuela tinha 23% das intenções de voto. Rosário se manteve estável, enquanto Fogaça avançou mais dois pontos em relação aos adversários. É seu maior percentual desde o início das pesquisas, em 10 de julho.


No segundo pelotão, quem lidera é a candidata do PSOL, Luciana Genro, com 10% da preferência. Luciana subiu quatro pontos em relação à última pesquisa. Depois aparecem Onyx Lorenzoni (DEM), com 5%, e Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 3%. Vera Guasso (PSTU) e Carlos Gomes (PHS) não pontuaram. Brancos e nulos ficaram em 4%. Indecisos são 3%.


As simulações de segundo turno apresentam Fogaça como vencedor contra Manuela (52% contra 31%) e contra Rosário (50% a 34%).


Entre as duas candidatas que disputam vaga no segundo turno, a situação é de empate técnico: 35% para Manuela contra 34% para Rosário.


A pesquisa foi contratada pelo grupo RBS e está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº 85/08 no TRE.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Esquentou a briga por uma vaga no segundo turno das eleições municipais de Porto Alegre. A uma semana da votação, as candidatas Manuela D'Ávila (PC do B%>