UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/09/2008 - 11h45

"Não quero apoio do PPS nem que venham me procurar", diz Rosário

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

A candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, disse nesta quinta-feira, em comício na Esquina Democrática, que rejeitará o apoio do PPS na eventualidade de disputar o segundo turno da eleição. "Não quero apoio [do PPS] nem que venham me procurar", disse a candidata.


O PPS indicou o vice Berfran Rosado na chapa da candidata comunista Manuela D'Ávila (PC do B), que está empatada com Rosário para uma vaga no segundo turno segundo a última projeção do Datafolha. Rosado é deputado estadual e foi secretário no governo de Antonio Britto (PMDB), entre 1994 e 1998.


Ela foi dura nas críticas. "Eu vou estar no segundo turno e não quero apoio do PPS. Não sou fantoche e não mudo de lado. Não quero proximidade com os que elegeram Yeda e Fogaça e que são contra o Lula", disse. Segundo ela, o PPS simboliza um "oportunismo eleitoral impressionante".


O PT acusa o ex-governador Antonio Britto de ter privatizado a CEEE e a CRT, duas das principais estatais do Rio Grande do Sul que atuavam nas áreas de energia e telecomunicações. Além disso, o partido afirma que o PPS faz oposição a Lula e que propôs o impeachment do presidente.


"Como a Manuela pode dizer que representa a novidade e prometer mais qualidade de vida se está trazendo para nós a pior turma da política, o Berfran Rosado, a turma da privatização da CEEE e da CRT?", discursou Rosário para dezenas de simpatizantes e militantes petistas.


Rosário justificou a aliança do PT com o PPS em outras cidades gaúchas como um desrespeito ao veto determinado pelo Diretório Nacional do partido, que inclui também PSDB e DEM. "Essas cidades andaram na contramão partidária e hoje nos causam constrangimento", disse.


Um dos coordenadores da campanha de Manuela D'Ávila disse que a estratégia de desqualificar os adversários tem sido rejeitada pelos eleitores nos últimos pleitos. Segundo Juliano Corbellini, trata-se de uma das marcas da velha política. "Nossa proposta é mostrar como pensa e como vai governar a nossa candidata", afirmou, rejeitando qualquer resposta pública às declarações de Rosário.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, disse nesta quinta-feira, em comício na Esquina Democrática, que rejeitará o apoio do %>