UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

25/09/2008 - 13h08

TRE proíbe Lula no programa de Manuela; PC do B vê "desespero" petista

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O juiz Ricardo Hermann, da 1ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, determinou nesta quarta-feira (24) que a imagem do presidente Lula não pode mais ser utilizada na campanha eleitoral da candidata do PC do B à prefeitura da capital gaúcha, Manuela D'Ávila. A decisão atendeu a uma representação feita pelo PT.

Segundo despacho do juiz, a candidata comunista não pode "capitalizar eleitoralmente" apoio de político filiado a um partido adversário do seu - como argumenta a representação petista. A decisão abrange qualquer imagem de Lula, independentemente de estar acompanhado ou não de Manuela D'Ávila. A coligação que apóia a candidatura ainda não decidiu se irá recorrer da decisão.

A coordenação da campanha de Manuela esperava veicular, nesta sexta-feira (26), um depoimento padrão do presidente Lula que está sendo distribuído aos partidos aliados. O mesmo spot foi divulgado na semana passada pela propaganda eleitoral de Maria do Rosário, candidata do PT. A decisão judicial também proíbe a repetição da frase "ela conta com o apoio de ministros e de Lula", veiculada na segunda-feira.

Na mesma decisão, o juiz Ricardo Hermann indeferiu um pedido de resposta encaminhado pelo PT para rebater as afirmações do ministro dos Esportes, Orlando Silva, de que Lula apóia a candidata comunista. No programa de quarta-feira, o ministro - que é do PC do B - diz que "o coração do presidente Lula pertence a Manuela".

O coordenador da campanha de Manuela, Beto Albuquerque, classificou a solicitação do PT como "desesperada". As duas candidatas, empatadas em segundo lugar pela última pesquisa Datafolha, disputam uma vaga no segundo turno das eleições. "O Lula não é presidente do PT, é presidente do Brasil", criticou a coordenação da campanha em nota distribuída no final da tarde.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host