UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 11h13

Fogaça e Manuela obtêm melhores índices desde julho

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

A menos de duas semanas das eleições municipais, o prefeito José Fogaça (PMDB) e a candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, confirmaram a liderança na última pesquisa do Instituto Methodus, publicada na edição desta segunda-feira (22) do jornal "Correio do Povo".


Fogaça lidera a corrida eleitoral e aparece no levantamento com 31,1% das intenções de voto. Manuela, por sua vez, registra 23,9%. Ambos candidatos tiveram seus melhores desempenhos desde o primeiro levantamento da Methodus, divulgado no dia 14 de julho. O Instituto já realizou sete pesquisas com os eleitores de Porto Alegre.


Em terceiro lugar aparece a petista Maria do Rosário, com 17,1%. A candidata recuperou um ponto percentual em relação ao levantamento do dia 15 de setembro, mas ainda está longe de sua melhor performance: no final de julho, antes do início da propaganda eleitoral gratuita, Rosário registrava 21,4% das intenções de voto. Em agosto, a petista conseguia abrir seis pontos sobre sua principal adversária por uma vaga no segundo turno.


A definição do quadro eleitoral em Porto Alegre é reforçada pelo índice de eleitores indecisos, que caiu em uma semana de 11,2% do contingente de votantes para os 7,7% da atual pesquisa. As informações, registradas sob o número 78/08 na TRE gaúcho, foram coletadas entre os dias 17 e 18 de setembro com 1.050 eleitores.


No segundo pelotão, com poucas chances de pleitear uma vaga no segundo turno, aparecem a candidata Luciana Genro (PSOL), com 5,6% das intenções de voto, e Onyx Lorenzoni (DEM), com 4,6%. Nelson Marchezan Junior (PSDB) tem 2,8%, Vera Guasso (PSTU) registra 0,4% e Carlos Gomes (PHS) tem um índice de 0,2%.


Nas simulações de segundo turno, a novidade é um novo empate técnico entre Fogaça e Manuela. O atual prefeito aparece com 43,9% das intenções de voto, seguido de perto pela candidata comunista, que registra 42,2% --uma diferença dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento da semana passada, o prefeito vencia por uma diferença superior à margem de erro.


A candidata petista, por sua vez, não consegue vencer nenhuma das simulações de segundo turno, ficando 10 pontos percentuais atrás de Fogaça e 12 atrás de Manuela. O melhor desempenho da petista no segundo turno é contra o atual prefeito mas, mesmo assim, Rosário alcança apenas 37,1% das intenções de voto, contra 47,5% de Fogaça. Contra Manuela, o desempenho é ainda pior: 46,7% contra 34%.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A menos de duas semanas das eleições municipais, o prefeito José Fogaça (PMDB) e a candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, c%>