UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/09/2008 - 23h36

PT e PPS polarizam debate de vices em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Os candidatos a vice-prefeito de Porto Alegre Marcelo Danéris (PT) e Berfran Rosado (PPS) protagonizaram os momentos mais ríspidos do debate realizado pela rede Bandeirantes na noite da quinta-feira (11), que reuniu seis dos sete candidatos a vice nas eleições municipais.

Respondendo a uma pergunta sobre corrupção no segundo bloco do programa, Danéris citou o ex-chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Cézar Busatto, que é do mesmo partido de Berfran e que foi demitido pela governadora Yeda Crusius por admitir a utilização de caixa 2 em campanhas eleitorais.

"Ele [Busatto] é comprometido com os governos Yeda e Fogaça e não está sendo processado. Está (de férias) nos Estados Unidos", ironizou o petista. O candidato a vice de Maria do Rosário também lembrou que duas licitações do departamento de limpeza urbana de Porto Alegre foram suspensas e estão sob investigação por suspeita de corrupção.

Berfran solicitou direito de resposta, indeferido pela produção do programa. A discussão entre os candidatos a vice de Maria do Rosário e Manuela D'Ávila seguiu no terceiro bloco, quando Danéris perguntou a Berfran porque Manuela usa a figura do presidente Lula nos seus programas eleitorais se o PPS faz oposição ao governo federal e defende o afastamento do presidente. E por que faz oposição a Fogaça se o partido tem 60 cargos de confiança na prefeitura. "Isso não é oportunismo?", questionou o petista.

"É uma agressão baixa. O PPS não está sob investigação, mas o [ex-ministro] José Dirceu sim", atacou Berfran. O candidato acusou Danéris de estar se comportando de forma "leviana" na campanha. "Por que essa raiva? Será que é porque estão perdendo a eleição?", disse o candidato do PPS.

Berfran também lembrou que PT e PPS estão coligados em 61 cidades gaúchas nestas eleições. "O Lula vai ajudar a Manuela a implementar um plano de governo que rompa com esse sectarismo", completou o candidato a vice de Manuela.

O programa da Band reuniu ainda os candidatos a vice de Fogaça, José Fortunati (PDT), de Onyx, Mano Changes (PP), de Luciana Genro, Edson Pereira (PV), e de Marchezan Júnior, Tadeu Martins (PSDB).

No primeiro bloco, os seis candidatos presentes ao debate responderam a perguntas de jornalistas da Band e do jornal O Sul. Entre os temas, a despoluição do Guaíba, alternativas de desenvolvimento social, regularização de camelôs, educação e transporte público. Cada debatedor teve um minuto para expor suas propostas.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host