UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/09/2008 - 15h40

Sem Yeda, Marchezan apela para depoimento de FHC

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Sem contar até agora com um apoio explícito da governadora Yeda Crusius na sua campanha eleitoral, o candidato tucano à Prefeitura de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, apelou para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nos programas de rádio e televisão desta quarta-feira (10), o candidato apresentou depoimentos elogiosos de FHC com 22 segundos de duração.

Nos depoimentos, FHC, que também é presidente de honra do PSDB, exaltou a juventude de Marchezan e salientou o caráter inovador da sua candidatura. "Ninguém melhor que um deputado jovem como o Marchezan. O Brasil precisa sacudir a poeira", disse na gravação.

As cenas foram gravadas no último dia 31 de agosto, num hotel na zona norte de Porto Alegre, quando FHC esteve na cidade a convite de uma revista local. A primeira aparição do ex-presidente foi no horário eleitoral gratuito noturno da segunda-feira (08).

Nos programas desta quarta, as falas foram editadas também para o rádio. Na tevê, FHC aparece conversando descontraidamente com Marchezan. A entrevista para o programa de Marchezan tem, no total, cerca de 8 minutos de duração.

O ex-presidente começa seu depoimento falando sobre as experiências do SUS (Sistema Único de Saúde) e do PSF (Programa de Saúde da Família), ambos implantados em seu governo (1994-2002). "Saúde é fundamental e por sorte nós conseguimos montar o SUS no governo do PSDB. O SUS não existia. Foi [criado] no meu governo", disse FHC. As declarações têm uma motivação: a principal bandeira de Marchezan nesta campanha eleitoral tem sido a saúde.

O ex-presidente também falou sobre a criação dos medicamentos genéricos, sobre a gestão educacional no seu governo e sobre combate à inflação. E disse que o país está saturado dos políticos. "O país está cansado dessa velharia, que não é só de idade, é uma velharia mental", afirmou. A frase acabou não sendo aproveitada na propaganda. Algumas falas serão utilizadas para candidatos do interior do Estado.

O trecho destacado foi em que o ex-presidente se refere explicitamente a Marchezan. "Em primeiro lugar, ele é jovem, e isso é muito bom. Nós precisamos de gente jovem. Segundo: tem que ser enérgico. Tem que ser confiante, acreditar que dá certo. Ter um otimismo, apesar de todas as dificuldades. Ninguém melhor que um deputado jovem como o Marchezan e que tem um pai [deputado federal Nelson Marchezan, morto em 2002] que é inspirador. E o Brasil precisa sacudir a poeira", afirmou.

A campanha do tucano deve ter, nos próximos programas, também o reforço de depoimentos de Aécio Neves, governador de Minas Gerais, e de Paulo Renato Souza, ex-ministro da Educação de FHC. Também é esperado um depoimento de Geraldo Alckmin, candidato do partido à prefeitura de São Paulo.

Yeda Crusius, que iria gravar um depoimento para Marchezan nesta terça-feira (9), cancelou a participação no programa em função da agenda de governadora. Uma nova gravação foi agendada para a sexta (12), mas a assessoria da governadora ainda não confirmou a data oficialmente.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host