UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/09/2008 - 10h45

Fogaça consolida liderança na pesquisa Methodus/Correio do Povo

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, consolidou sua liderança na quinta pesquisa Methodus/Correio do Povo, divulgada nesta segunda-feira (8). Pelo levantamento, Fogaça avançou quase seis pontos percentuais em relação à última consulta e registrou 29% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece a candidata petista Maria do Rosário, que oscilou de 19% para 21,1% e superou Manuela D'Ávila (PC do B), que caiu a 19,7%. Pela metodologia da pesquisa, as duas candidatas aparecem em situação de empate técnico para uma margem de erro de 3,1 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa, registrada sob o número 57/2008 no TRE gaúcho, foi realizada entre os dias 4 e 5 de setembro ouvindo 1.050 eleitores. No último levantamento, de 25 de agosto, a vantagem de Fogaça era de apenas três pontos percentuais sobre a então segunda colocada, Manuela D'Ávila. A diferença atual, de oito pontos, está fora da margem de erro.

No terceiro pelotão aparecem as candidaturas de Luciana Genro (PSOL), que tem 6,8% da preferência do eleitorado, e Onyx Lorenzoni, com 6,4%. Nas últimas posições aparecem empatados os candidatos Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Vera Guasso (PSTU), ambos com 1%. Brancos e nulos são 5,6% do eleitorado e indecisos somaram 9,3%.

No levantamento espontâneo, Fogaça também lidera com 21,8% da preferência, seguido de Rosário (15,2%) e Manuela (14%). Pela primeira vez nos levantamentos da Methodus, o prefeito também vence as disputas nas simulações de segundo turno. Contra Rosário, a diferença chega a 6,5 pontos percentuais (47,6% contra 41,1%), enquanto que contra Manuela a diferença cai a 1,8 ponto percentual (44,2% contra 42,4%) --dentro, portanto, da margem de erro da pesquisa.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host