UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

07/09/2008 - 12h15

Em Porto Alegre, Fogaça varia para mais; Manuela e Rosário para menos, diz Datafolha

Da Redação

Assista análise de Lucia Hippolito

Pesquisa Datafolha divulgada na edição deste domingo (7) na Folha de S. Paulo mostra tendência de ascenção do candidato à reeleição em Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), e mostra oscilação negativa das candidatas empatadas no segundo lugar Maria do Rosário (PT) e Manuela Dávila (PCdoB).

O prefeito aparece com 34% das intenções do voto, com oscilação no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais em relação aos números de 21 de agosto.

As candidatas do PT e do PC do B têm, cada uma, 17% das intenções do voto. Maria do Rosário tinha, entre 21 e 22 de agosto, 20%, e Manuela tinha 19%.

Luciana Genro, do PSOL, se manteve com 6%. Onyx, do DEM, se manteve com 5%. Nelson Marchezan Junior, do PSDB, oscilou de 2% para 1%. Vera Guasso, do PSTU, atinge 1%. Rogowski, do PHS, que obtinha 1%, e que desistiu de concorrer após ter sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, foi citado, mas não atingiu 1% das menções.

Em 4 e 5 de setembro, quando a pesquisa ouviu 829 eleitores, 7% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto; 10% se declaram indecisos.

Segundo turno

José Fogaça bate suas principais adversárias nas simulações de segundo turno. Contra Maria do Rosário, 49% dos eleitores de Porto Alegre votariam por sua reeleição, ante 36% que dariam seu voto à candidata petista.

Se a disputa fosse contra Manuela, a diferença seria menor: teria 46% do total de votos, e a deputada do PC do B ficaria com 39%.

No levantamento anterior, ocorriam empates nas duas simulações.

A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul com o número 55/2008.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Assista análise de Lucia Hippolito