UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/09/2008 - 16h05

PHS decide registrar nova chapa em Porto Alegre; presidente ameaça com expulsão

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O presidente nacional do PHS, Paulo Matos, disse nesta sexta-feira (5) em Porto Alegre que o partido vai "expulsar" de seus quadros o candidato que não apoiar a indicação do advogado Carlos Antonio Gomes à prefeitura da capital gaúcha.

"É um direito que vamos exercer. Quem não apoiar a candidatura própria está fora", disse Matos. O dirigente veio à cidade homologar a indicação de Gomes na vaga aberta pela desistência de Paulo Rogowski, anunciada no dia 28 de agosto.

A decisão de manter a indicação do advogado foi sacramentada numa reunião na quinta à tarde com a participação das direções estadual e municipal do PHS. Parte da sigla quer apoiar a candidatura de Maria do Rosário (PT) à Prefeitura de Porto Alegre, alegando que o partido não tem como arcar com os custos de uma campanha majoritária.

Na reunião, a presidente municipal Maria Regina da Silva se comprometeu a registrar nesta sexta a candidatura de Gomes junto ao TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul).

Mas pelo menos nove dos 12 candidatos do PHS à Câmara dos Vereadores apóiam a adesão à candidatura petista. Segundo Maria Regina, a desistência de Rogowski dificultou ainda mais a tarefa de arrecadação de fundos para a campanha.

O presidente estadual, Raul Plangg, minimizou a disputa interna. "Vamos registrar a chapa com Carlos Gomes, não há nenhum problema em relação a isso", disse. Paulo Stöbel foi confirmado como candidato a vice.

Rogowski desistiu da candidatura porque teve seu registro indeferido pelo TRE gaúcho, por conta de dívidas de campanha referentes a 2002. O então candidato não quis recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar preservar seu direito de concorrer, alegando que não tinha mais motivações políticas.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host