UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/09/2008 - 11h02

Fogaça se licencia para se dedicar integralmente à campanha

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição para a Prefeitura de Porto Alegre, encaminhou ontem (4) ofício à Câmara de Vereadores solicitando licença do cargo a partir da próxima segunda-feira (8). Se o afastamento for aprovado, o vice Eliseu Santos (PTB) assume a prefeitura até 5 de outubro.

Fogaça já havia confirmado que se afastaria do Executivo para se dedicar integralmente à campanha eleitoral, mas vinha protelando a decisão desde agosto. Segundo o prefeito, ele foi convencido pelos assessores de que é necessário mais tempo na reta final da campanha. "O próprio [Germano] Rigotto [ex-governador do Estado] me aconselhou a tirar essa licença", revelou o candidato.

O temor do PMDB era de que a dificuldade para conciliar o mandato e a campanha eleitoral produzisse o mesmo resultado de 2006, quando Rigotto nem foi para o segundo turno e acabou derrotado por Yeda Crusius (PSDB). Olívio Dutra (PT) foi o segundo colocado. O ex-governador não se licenciou do cargo para fazer campanha.

Ao encaminhar o pedido, o prefeito salientou que poderá estender o afastamento até 26 de outubro com a hipótese de disputar o segundo turno da eleição. Eliseu Santos é secretário municipal de Saúde. Durante o exercício do mandato, Santos vai acumular os dois cargos.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host