UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/08/2008 - 12h36

Luciana Genro diz que Lula discriminou Porto Alegre e promete metrô

Da Agência Brasil
A candidata à Prefeitura de Porto Alegre Luciana Genro (PSOL) prometeu construir metrô na capital gaúcha caso seja eleita. Em entrevista à Agência Brasil na última quinta-feira (28), ela disse ainda que o presidente Lula "discriminou Porto Alegre em relação ao metrô".

"Colocou no seu PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] as obras dos metrôs de Recife, de Belo Horizonte, de Salvador e deixou o de Porto Alegre de fora", disse a candidata, expulsa do PT em 2003 por fazer oposição ao governo Lula.

A deputada federal também disse que também cobrará pontualidade das empresas de ônibus. "Vamos também implantar linhas que possam ligar diferentes pontos da cidade que hoje não são ligados pelo transporte coletivo e que, muitas vezes, impedem as pessoas de se deslocar de ônibus".

Promessas

Genro prometeu também abrir os sigilos telefônico e bancário de seus secretários e dela mesma caso seja eleita.

Na entrevista, a candidata disse que fazer uma "gestão transparente" é uma de suas principais metas.

Pesquisa do Datafolha do último sábado (23) mostrava Luciana na quarta posição na corrida pela prefeitura, em empate técnico com o candidato Onyx (DEM).

Na área da saúde, Luciana Genro diz que as filas nos hospitais públicos são o principal problema da capital. "Precisamos aumentar as equipes da Saúde na Família e contratar mais médicos especialistas para que as pessoas não tenham que esperar meses por uma consulta", afirmou.

"O investimento em saúde precisa ser muito maior do que é hoje. Em 2007, tivemos um investimento de cerca de R$ 8 milhões em saúde. Em publicidade, o governo gastou R$ 15 milhões. Pretendemos cortar os gastos supérfluos e assim aumentar os investimentos que realmente interessam para a população", disse.

A candidata do PSOL promete triplicar o número de equipes da Saúde na Família - são 80, atualmente.

Na educação, Luciana Genro tem como metas aperfeiçoar a educação básica e oferecer merenda escolar de qualidade na rede pública de ensino. "Temos que qualificar melhor esse sistema [de educação básica] para que a educação recebida seja realmente de qualidade e o aprendizado seja realmente efetivo", disse Luciana, que promete também construir mais creches em Porto Alegre.

"Hoje, só 10% das crianças com idade de zero a cinco anos têm acesso a uma vaga em uma creche municipal ou conveniada à prefeitura. A nossa meta é atender 100% das crianças até o final do governo", prometeu. "Garantir que, primeiro, as crianças de quatro, cinco anos possam ter esse atendimento já no primeiro ano de governo e, depois, a cada ano, ir avançando até que todas as crianças, inclusive os bebês, possam ter esse atendimento, que é necessário também para a mãe que precisa estudar e trabalhar".

Outra proposta é estimular a construção de restaurantes nos moldes das Cozinhas Populares, do governo federal, para auxiliar no fomento à merenda escolar. Luciana Genro explica que esses estabelecimentos serão gerenciados pela comunidade e as pessoas não pagarão para fazer a refeição. "A comunidade entra com a mão-de-obra, e os alimentos a gente consegue através do Banco de Alimentos, que em Porto Alegre é bastante eficaz", disse a candidata.

Na segurança, a idéia de Luciana Genro é colocar o tema como uma das questões prioritárias, o que, segundo ela, não ocorre em outras administrações municipais, já que segurança é uma atribuição do Estado. "A nossa guarda vai ser ampliada e qualificada para cumprir um papel não apenas de cuidar do patrimônio da cidade, mas para cuidar das pessoas e para isso ela precisa de um treinamento especial, para que ela se torne uma espécie de polícia comunitária, como a gente tinha nos velhos tempos de Pedro e Paulo [em algumas capitais também conhecidos como Cosme e Damião], que era a dupla de guardas que andava a pé pela comunidade, que conhece a realidade da comunidade".

Na área de habitação, Lucina Genro disse que pretende atuar em programas de estímulo à regularização fundiária. "A gente quer combinar essa necessidade de retirar as famílias das áreas de risco e também oferecer a elas melhor qualidade de vida e fazer mutirões de incremento nas moradias precárias; temos lugares da cidade em que a regularização fundiária ainda não pôde ser possível ou está em andamento e tem de ser acelerada", concluiu.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host