UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/08/2008 - 15h03

Ciro Gomes cobra "coerência" do PT em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) cobrou "coerência" do PT nesta quarta-feira (27) em Porto Alegre durante ato de apoio à candidatura de Manuela D'Ávila (PC do B) à prefeitura da capital gaúcha. Ciro disse que as críticas ao vice de Manuela, o deputado estadual Berfran Rosado (PPS), são infundadas.
  • Nabor Goulart/Divulgação

    Manuela (PC do B) e Ciro (PSB)


    "Não é possível que aqui em Porto Alegre essa coligação esteja errada e, do outro lado da ponte, esteja certa", disse em encontro com os jornalistas. O ex-ministro estava se referindo à aliança do PT com o PPS na cidade de Guaíba, distante apenas 20 quilômetros da capital.

    A declaração foi uma resposta às críticas do PT a Rosado, que integrou o governo de Antônio Britto entre 1996 e 1999 e que apóia a administração de Yeda Crusius (PSDB).

    O vice de Manuela tem sido alvo das principais críticas do PT, que acusa a candidata comunista de ter se aliado com antigos adversários conservadores. Foi no governo Britto que as privatizações avançaram no Rio Grande do Sul, com a venda da companhia telefônica (CRT) e de parte da empresa de energia elétrica (CEEE).

    Em Guaíba, que está separada de Porto Alegre apenas por uma ponte, o candidato à prefeitura é o assessor parlamentar de Rosado, Nélson Cornetet (PPS). Seu vice é o sindicalista Pedrinho do PT. A aliança tem ainda apoio do PP, aliado do governo tucano em nível estadual.

    Ciro também defendeu Manuela das críticas sobre a sua suposta inexperiência administrativa. "Vim dizer que não tenham medo: Manuela está pronta e poderá corresponder a qualquer exigência do mandato", disse o ex-ministro. Ele também comparou a candidatura da comunista à sua eleição para a Prefeitura de Fortaleza em 1988, quando tinha 29 anos. Manuela completou 27 anos em agosto.

    Além de um encontro com jornalistas, Ciro participou de uma caminhada com Manuela pelo centro de Porto Alegre no final da tarde desta quarta. No trajeto de pouco mais de dois quilômetros entre um centro cultural e o mercado municipal, Manuela foi saudada por eleitores que a paravam na rua a todo instante. "Já fiz duas campanhas presidenciais e nunca vi candidato ser parado para dar autógrafo na rua", disse Ciro Gomes.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host