UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/08/2008 - 12h00

Onyx Lorenzoni promete criar "bolsa creche" e ampliar atendimento médico

Da Redação*
Desafogar o atendimento dos hospitais de emergência, construindo dez novos posto de atendimento, é uma das principais propostas do deputado federal Onyx Lorenzoni, candidato do DEM à Prefeitura de Porto Alegre. Ex-presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Animais de Pequeno Porte (Anclivepa), deputado estadual duas vezes e federal no segundo mandato, Onyx promete também criar o "bolsa creche", ampliar o contingente da Guarda Municipal da capital e elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos alunos porto-alegrenses.

À frente da coligação Porto Futuro Alegre (DEM-PP-PSC), Onyx Lorenzoni é o entrevistado de hoje (28) na série de matérias especiais da Agência Brasil. Amanhã (29), será a vez de Luciana Genro (PSOL), seguindo-se Manuela D'Ávila, no sábado (30); José Fogaça (PMDB), no domingo (31); e Vera Justina (PSTU), na segunda-feira (1º/9).

Para Lorenzoni, as filas são o principal problema enfrentado pelos porto-alegrenses na área de saúde. E isso ocorre, segundo ele, pela pouca confiança da população no atendimento básico de saúde, que acaba superlotando os hospitais de emergência. Ele prometeu construir mais postos de atendimento e equipar melhor os hospitais.

"Para enfrentar essa dificuldade, temos gastos anuais em Porto Alegre da ordem de R$ 758 milhões. Então, o problema, na nossa avaliação, não é só financeiro. Pretendemos construir dez postos de atendimento. Eles irão atender à demanda do atendimento de saúde e seriam compostos por uma equipe básica de dois clínicos, dois pediatras, um cardiologista e um ginecologista, acompanhados de um laboratório de análises", disse Lorenzoni.

Outra proposta, é dividir Porto Alegre em várias regiões de atendimento. "Porto Alegre tem 1,5 milhão de habitantes. Dividiríamos a cidade de forma que, em cada uma dessas unidades, cada posto de atendimento ficaria responsável por 150 mil habitantes da cidade", afirmou o democrata.

Para educação, se for eleito, Onyx pretende elevar o Ideb dos alunos da capital gaúcha, hoje com nota 3,3, investindo na educação em tempo integral (a média nacional do Ideb atingiu a nota 4,2). "O que precisamos é de um adequado gerenciamento, para permitir que as crianças permaneçam oito horas do dia dentro da escola. As que têm aula de manhã, terão aulas de reforços, atividades esportivas no turno contrário e as que tiveram aula à tarde, terão essas atividades pela manhã, com café da manhã, almoço e jantar para todas as crianças. Ou seja, as crianças estariam plenamente atendidas e permaneceriam algo em torno de oito horas dentro das escolas,o que dá um número grande na formação, tanto no aspecto do conteúdo, quanto no aspecto da construção de cidadania", completou o candidato.

Ainda na educação, Onyx prometeu também criar a "bolsa creche", que seria paga às mães de crianças com até cinco anos. "O atendimento da prefeitura de Porto Alegre [em creches] é muito pequeno. As creches existentes atendem menos de 5 mil crianças e em conveniadas são mais 9 mil beneficiados. Estima-se que, em Porto Alegre, há algo entre 40 e 50 mil crianças de zero a 5 anos. A nossa proposta é a criação da 'bolsa creche', que seria repassada à mãe trabalhadora, permitindo que ela colocasse seu filho ou numa creche próxima à sua casa ou próxima ao seu local de trabalho".

Segundo Onyx, apesar da segurança ser uma atribuição do Estado e não do município, os prefeitos precisam ter responsabilidade na promoção da segurança pública. "Desde 2004, quando concorri à prefeitura, defendo que o prefeito tenha protagonismo nesse aspecto. Aqui, a guarda municipal tem um efetivo pequeno, de apenas 500 homens, e pretendemos ampliar para 1.500, em dois anos. Vamos criar uma academia da guarda municipal para capacitar e preparar adequadamente os nossos agentes e eles trabalharão naquilo que é uma competência das guardas municipais, o patrulhamento preventivo. que é feito nos parques e praças do próprio município, de forma que atue de maneira integrada com a Polícia Militar".

No transporte público, Onyx pretende construir dois grandes eixos, norte e sul, que "fariam no desenho da cidade as duas pernas de um grande H e as conexões dessas duas pernas construídas entre os dois eixos, norte e sul, que seriam as transversais, redistribuiriam todo o fluxo da cidade, melhorando de maneira significativa a acessibilidade e mobilidade urbana".

Mesmo elogiando o atual sistema de transporte coletivo de Porto Alegre, Onyx vê a necessidade do plano de construção do metrô sair do papel. "A Prefeitura de Porto Alegre tem um orçamento para o próximo ano de R$ 3,2 bilhões. É um orçamento importante e, dentro dele, um bom gestor pode fazer muitas coisas. Independente disso, tenho como característica ser um bom negociador e também saber compor interesses das questões doutrinárias ou ideológicas. Provei de maneira clara ao país quando este ano, como presidente da Comissão de Agricultura, pude ajudar de maneira decisiva nos entendimentos que viabilizaram a renegociação das dívidas dos produtores rurais". Em relação ao saneamento básico, Onyx promete elevar o índice de tratamento de esgoto da cidade dos atuais 30% para 70%.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host