UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/08/2008 - 12h38

Após início do horário eleitoral, Manuela sobe em pesquisa

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão causou o primeiro impacto na campanha à Prefeitura de Porto Alegre. Após uma semana de horário gratuito, a candidata Manuela D'Ávila (PC do B) subiu cinco pontos percentuais e chegou a 20,4% do eleitorado, segundo pesquisa do Instituto Methodus.

Esse é o melhor índice da candidata desde julho, quando começaram as consultas. Manuela aparece empatada tecnicamente com o prefeito José Fogaça (PMDB), que lidera a disputa com 23,4% de preferência do eleitorado. A candidata do PC do B também aparece empatada tecnicamente com a petista Maria do Rosário, que tem 19%.

Onyx Lorenzoni (DEM) tem 6,5% e Luciana Genro (PSOL) aparece com 4,6%. Completam a lista Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 1,1%, Vera Guasso (PSTU), que tem 0,5%, e Paulo Rogowski (PHS), com 0,3%. Brancos e nulos somam 8,2%, e 16% não souberam ou não responderam.

A pesquisa, registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o número 38/2008, foi encomendada pelo jornal Correio do Povo. O instituto ouviu 1.050 eleitores entre os dias 21 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cenário



Rosário teve uma oscilação de dois pontos percentuais em relação à última pesquisa e voltou aos índices que tinha em julho. No último levantamento, divulgado no dia 11 de agosto, Rosário havia aberto uma diferença sobre Manuela de quase cinco pontos percentuais.

Queda maior, entretanto, foi registrada na candidatura de Fogaça. O prefeito, candidato à reeleição, registrou uma oscilação superior a quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento. Na última pesquisa Methodus, ele aparecia com 27,8%, mais de seis pontos à frente da segunda colocada.

Na pesquisa espontânea, Fogaça, Manuela e Rosário também lideram a disputa. Eles têm respectivamente 13,6%, 11,3% e 9,3% da preferência do eleitorado. Mais da metade dos eleitores consultados pelo instituto na pesquisa de voto espontâneo, entretanto, disseram que não sabem qual é seu candidato.

Na simulação de segundo turno, Manuela venceria a disputa com Fogaça. Ela tem mais de oito pontos de vantagem em relação ao atual prefeito (45,1% contra 36,9%). Já se o pleito fosse contra Rosário, há situação de empate técnico (Manuela tem 40,5% ante 36,3% da petista).

Além disso, o levantamento apontou que a rejeição ao nome de Manuela é a menor entre todos os sete candidatos na disputa - o que indica um potencial de crescimento maior que seus adversários. Enquanto a candidata comunista não teria o voto de 12,7% do eleitorado, 27,1% dos consultados declararam que não votariam no prefeito Fogaça. A segunda candidata mais rejeitada é Maria do Rosário, com 20,8%.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host