UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/08/2008 - 17h12

Com poucos recursos para campanha, horário gratuito surge como solução em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Com poucos recursos financeiros arrecadados até agora e uma legislação eleitoral rigorosa, os sete candidatos que disputam a Prefeitura de Porto Alegre apostam todas as suas fichas no horário eleitoral gratuito, que começa nesta terça-feira (19).

Pelo sorteio realizado pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul), os candidatos a prefeito mostram suas propostas no rádio e na televisão apenas na quarta-feira (20). O horário eleitoral se estende até o dia 2 de outubro.

Com mais de 6 minutos diários, o prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, vai centrar o primeiro programa na sua administração. Segundo o coordenador de marketing da campanha, Fábio Bernardi, a prioridade será mostrar o candidato em situações cotidianas, junto à família. Além disso, haverá uma espécie de prestação de contas dos quatro anos de governo.

Já a equipe da petista Maria do Rosário, que terá pouco mais de 4 minutos, vai priorizar imagens de obras do governo federal, de ministros e do próprio presidente Lula. "Mesmo que não abra seu voto, o presidente tem uma candidata em Porto Alegre", adianta Cícero Balestro, coordenador da campanha do PT.

Disputando uma vaga no segundo turno e com o terceiro maior tempo entre os candidatos, com 4min47seg, Manuela D'Ávila (PC do B) priorizou três temas no primeiro programa: saúde, trânsito e segurança. "Vamos mostrar que podemos resolver esses problemas de forma diferente", diz o coordenador Adalberto Frasson.

Com o segundo maior tempo entre os sete candidatos, 5min44seg, e os maiores gastos declarados em propaganda, Onyx Lorenzoni (DEM) inicia centrando sua campanha em temas como educação em período integral, passagem única no sistema de transporte e revitalização da orla do Guaíba. "Também vamos mostrar um candidato com trajetória política e participação nos momentos mais importantes do Congresso", diz Tânia Moreira, diretora dos programas de Onyx.

A candidata Luciana Genro (PSOL) terá os programas de sua campanha focados na sua biografia. No primeiro dia, segundo o coordenador Roberto Robaina, a idéia é criticar o imobilismo da máquina pública e a falta de soluções para problemas básicos, como iluminação pública e segurança.

Os mais de 500 candidatos que disputam 35 vagas na Câmara Municipal de Porto Alegre abrem na terça (19) a propaganda eleitoral gratuita na capital gaúcha.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host