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13/08/2008 - 12h35

Candidatos a prefeito em Porto Alegre arrecadam menos de R$ 1 milhão

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Cinco candidatos à Prefeitura de Porto Alegre que prestaram contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na primeira parcial exigida por lei, depois de 38 dias de campanha, declararam nesta terça-feira (12) uma arrecadação de R$ 948.277,30. Dos oito postulantes ao cargo, cinco informaram a contabilidade ao TSE. Somadas, as despesas chegaram a R$ 795.809,79.

Quem mais arrecadou em Porto Alegre foi o candidato Onyx Lorenzoni (DEM), com R$ 606.124,00 - isso representa quase dois terços de todos os recursos movimentados oficialmente até agora na campanha eleitoral na capital gaúcha. A maior parte dos recursos foi proveniente de doações de empresas.

Atrás dele aparece a candidata Manuela D'Ávila (PC do B), que declarou ter arrecadado R$ 124.110,00 (R$ 55 mil em doações de pessoas jurídicas). Logo em seguida vem a petista Maria do Rosário, com R$ 121.040,00 de receita total (R$ 120 mil de empresas).

O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição, recolheu apenas R$ 49.373,30 em recursos de campanha, enquanto Luciana Genro (PSOL) declarou arrecadação de R$ 47.630,00. Paulo Rogowski (PHS), Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Vera Guasso (PSTU) não informaram os dados. As despesas informadas ao TSE representam 4% do total de R$ 19,87 milhões previstos em gastos pelos oito candidatos.

Quatro dos cinco candidatos arrecadaram mais do que gastaram, segundo os dados repassados ao TSE. Rosário e Luciana, por exemplo, disseram ainda não ter gasto nada com a produção de programas eleitorais para rádio e televisão, que começa na próxima terça-feira (19).

Manuela informou um custo de R$ 908,25 nesse quesito, enquanto Onyx já investiu R$ 187.700,00 com a produção de programas para o horário eleitoral gratuito. Rosário e Luciana também declararam gasto zero com pessoal.

O prefeito José Fogaça foi o único que igualou as colunas de receita e de despesa. Segundo a sua prestação de contas, os cerca de R$ 49,3 mil arrecadados nas primeiras semanas de campanha foram quase integralmente para o aluguel e instalação do comitê de campanha, inaugurado na segunda-feira (11).

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