UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/08/2008 - 16h05

Pesquisa Methodus aponta vantagem de Rosário sobre Manuela em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
A terceira pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, encomendada pelo jornal Correio do Povo, aponta uma polarização entre as candidaturas de José Fogaça (PMDB) e Maria do Rosário (PT) à Prefeitura de Porto Alegre.

Fogaça lidera a disputa com 27,8% da preferência dos eleitores - um ponto percentual a menos que no levantamento anterior, realizado no dia 28 de julho. Rosário, por sua vez, oscilou de 21,8% para os 21,1% de preferência na consulta atual.

A pesquisa, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob número 22/2008, foi realizada entre os dias 5 e 6 de agosto e ouviu 1.050 eleitores.

Vantagem



Pelo levantamento, Rosário, com 21,1% das intenções de voto, abriu uma vantagem de quase cinco pontos percentuais em relação à Manuela D'Ávila (PC do B), terceira colocada, com 15,4%. A margem de erro é de 3,1 pontos para mais ou para menos.

No levantamento anterior, Rosário e Manuela estavam empatadas tecnicamente na segunda colocação (21,8% ante 18,5%) - embora a candidata petista já mostrasse um índice de crescimento superior ao de Manuela.

Na pesquisa espontânea, a vantagem de Fogaça se mantém. O prefeito, candidato à reeleição, aparece com 13,4% dos votos contra 8,5% de Maria do Rosário e 7,6% de Manuela D'Ávila.

Na simulação de segundo turno, entretanto, a vantagem se desfaz: Fogaça e Rosário surgem empatados tecnicamente com respectivos 43,7% e 41,3% das intenções de voto.

Na hipótese de um segundo turno com a candidata comunista, o empate técnico se mantém - Manuela teria 42,9% ante 42,5% de Fogaça.

A candidata do PC do B também estaria em situação de empate técnico se o cenário do segundo turno fosse com Maria do Rosário. Na disputa com a candidata petista, Manuela possui 39,9% contra 38,7%.

No segundo pelotão, a novidade da pesquisa é o avanço de Onyx Lorenzoni (DEM). Ele superou a candidata do PSOL, Luciana Genro, marcando 6,1% da preferência do eleitorado, contra 5,9% da adversária. A vantagem também está dentro da margem de erro da pesquisa.

Paulo Rogowski (PHS) e Vera Guasso (PSTU) alcançaram 1% de preferência, enquanto Nelson Marchezan Júnior (PSDB) ficou com 0,6% do eleitorado.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host