UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/07/2008 - 16h24

TRE manda candidatos removerem murais irregulares em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O juiz Diógenes Hassan Ribeiro intimou nesta quarta-feira (30) oito candidatos em Porto Alegre a removerem pinturas irregulares de propaganda eleitoral feitas em muros da cidade. Entre os candidatos citados está Maria do Rosário (PT), que disputa a Prefeitura de Porto Alegre. Os outros sete são postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Entre os citados estão dois candidatos a vereador do PT, dois do PTB e um de PSDB, PDT e PP. Segundo o juiz, as propagandas excedem o limite máximo previsto em lei que é de quatro metros quadrados.

Ribeiro, que é o juiz responsável pela propaganda de rua em Porto Alegre, estipulou um prazo de 24 horas, a contar da notificação, para comprovar à Justiça a retirada das pinturas e dois dias para apresentação de defesa. As multas para esse tipo de infração variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Segundo ele, a intenção da Justiça Eleitoral não é punir os candidatos. Nem, por outro lado, impedir o acesso dos candidatos aos eleitores. "Queremos apenas garantir respeito à população e à cidade", justificou.

Além disso, Ribeiro disse que a regulamentação da propaganda leva em conta cuidados com meio ambiente, poluição visual e limpeza. Pela legislação em vigor, são proibidas propagandas em locais públicos como parques, rotatórias, passarelas, viadutos, túneis ou postes de iluminação. Também não são permitidos outdoors.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host