UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/07/2008 - 16h04

Pesquisa aponta Fogaça na liderança em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Uma nova pesquisa eleitoral publicada pelo jornal Correio do Povo nesta terça-feira (29) aponta uma tendência de crescimento nas duas principais candidaturas à Prefeitura de Porto Alegre: o prefeito José Fogaça (PMDB) e Maria do Rosário (PT).

Em relação ao último levantamento, do dia 14 de julho, a pesquisa realizada entre os dias 22 e 23 deste mês indicou uma alta de três pontos percentuais para José Fogaça e para Maria do Rosário. Segundo o levantamento, a candidata Manuela D'Ávila (PC do B) estabilizou-se na terceira posição.

A pesquisa mostra Fogaça liderando a corrida eleitoral em Porto Alegre com 28,8% das intenções de voto, contra 21,4% de Maria do Rosário. No último levantamento, ambos tinham respectivamente 25,7% e 18,7%. Manuela oscilou de 18,1% para 18,5%, enquanto Luciana Genro (PSOL) variou de 6% para 7,5%.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Methodus, ouviu 1.050 eleitores e foi registrada no TRE com o número 11/08. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

A novidade do levantamento foram as simulações para o segundo turno. Na pesquisa, José Fogaça vence todas as disputas com seus adversários - em relação à candidata petista, o atual prefeito abre uma vantagem de quase sete pontos percentuais, fazendo 46% contra 39,5%.

Fogaça venceria no segundo turno também se a disputa fosse contra Manuela (46,1% a 39,7%), contra Luciana (51,1% a 29,5%) e contra o candidato do DEM, Onyx Lorenzoni (51,4% a 26,2%).

Outra boa notícia para o prefeito é a queda na sua rejeição, pelo menos em relação ao último levantamento do Correio do Povo. Fogaça ainda lidera o índice dos rejeitados, com 25,8% dos consultados indicando que não votariam nele de jeito nenhum. Na última pesquisa, esse índice era de 27,2%.

A petista Maria do Rosário é a segunda candidata com maior rejeição, chegando a 20,9% dos eleitores.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host