UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/07/2008 - 19h24

Em 41 municípios, só mulheres disputam prefeitura

Da Redação
O mais recente levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabiliza 41 municípios no Brasil que podem ter unicamente mulheres concorrendo ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano.

De acordo com o tribunal, o número ainda pode ser alterado com a chegada de novos dados sobre os pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. Dos 41 municípios em que somente mulheres disputam a prefeitura até agora, dez têm apenas uma candidata.

Paraíba é o Estado com o maior número de municípios onde só existem candidatas na disputa do cargo de chefe do Executivo. São sete ao todo. Em seguida vem São Paulo, com cinco municípios nesta situação. Empatados, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte têm quatro cada. E Minas Gerais e Alagoas têm três municípios cada um.

No Brasil, o número de solicitações de registro de mulheres na disputa pela chefia do Poder Executivo Municipal nas eleições de 2008 é pequeno se comparado ao de pedidos de registro apresentados por candidatos homens ao mesmo cargo. São 1.580 pedidos de registro de mulheres contra 13.677 de homens.

São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do Brasil e que detêm o maior número de prefeituras, foram ultrapassados pela Paraíba em número de municípios onde, até o momento, somente mulheres concorrem à prefeitura.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host