UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/07/2008 - 11h03

Números do TSE revelam 145 municípios com apenas um candidato a prefeito

Da Redação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nova estatística nesta quarta (23) segundo a qual 145 municípios brasileiros contam com apenas um pedido de registro de candidatura para o cargo de prefeito nas eleições deste ano. São municípios espalhados por 19 Estados, nas cinco regiões.

De acordo com o TSE, o sistema continua recebendo informações dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), por isso, a situação pode se alterar nos próximos dias.

Se algum município permanecer nessa condição, a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) afirma, em seu artigo 3º, que nas localidades com menos de 200 mil eleitores inscritos "será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos". Ou seja, como não se trata de maioria absoluta (50% + 1 voto), o candidato pode ser eleito caso obtenha apenas um voto.

Em sua maioria são municípios pequenos, em termos de população e eleitorado, que se encontram nessa condição, como Lagoa Santa (GO), Santiago do Sul (SC), Lavandeira (TO), Viçosa (RN) e Jardim Olinda (PR). Estes colégios eleitorais possuem entre mil a 1.500 eleitores.

Os dois menores eleitorados do país, Borá, em São Paulo, e Anhanguera, em Goiás, não estão entre os municípios com um só candidato. Borá (924 eleitores) e Anhanguera (943 eleitores) apresentam cada um três candidatos ao cargo de prefeito.

Os Estados com maior número de municípios com candidatura única à prefeitura são Rio Grande do Sul, com 31; Paraná, com 23; São Paulo, com 21; e Minas Gerais, com 20. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pernambuco, Rondônia e Roraima são os sete Estados onde não aparece nenhum município nessa situação.

Rio das Ostras (57,6 mil eleitores), no Rio de Janeiro, Icó (mais de 48 mil eleitores), no Ceará, e Cristalina (27,4 mil votantes), em Goiás, são municípios com maiores colégios eleitorais que ainda apresentavam candidatura única para o cargo de prefeito.

Na outra ponta da lista, Rio de Janeiro (RJ), com 12 candidatos, São Paulo (SP) e São Luís (MA), com 11, e Três Corações (MG), com dez, são os municípios com o maior número de pretendentes ao cargo de chefe do Executivo municipal.

Na média, os municípios brasileiros devem contar com dois ou três candidatos ao cargo de prefeito, nas eleições de 2008. Até o momento, o sistema do TSE registra 2.774 municípios com disputada polarizada, e 1.616 com três candidaturas.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host