UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/07/2008 - 11h51

AMB começa a divulgar "lista suja" de candidatos nesta terça

Da Redação
A partir das 15h desta terça-feira (22), a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulga os primeiros nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, de origem criminal ou eleitoral, os apelidados "ficha suja".

De acordo com a associação, as primeiras informações serão sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitais do país. O banco de dados será alimentado periodicamente com a colaboração dos juízes eleitorais de todo o Brasil.

A AMB começou a enviar requerimentos ao TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) no dia 1º de julho para receber as informações relativas aos processos dos candidatos diretamente dos juízes eleitorais e diz que os dados serão rigorosamente checados para evitar prejuízo.

A medida causou polêmica. Em entrevista ao UOL, o jurista Dalmo Dallari alertou que a publicação poderá ser considerada inconstitucional. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) repudiou a lista, que classificou de "populismo".

O presidente da AMB, Mozart Valadares, disse que os critérios seriam estudados e criticou informações publicadas de forma semelhante pela ONG Transparência Brasil.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host