UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/07/2008 - 12h29

TRE gaúcho determina retirada das páginas de Manuela na internet

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O juiz Ricardo Hermann, da 1ª zona eleitoral de Porto Alegre, determinou na última sexta-feira (18) que a candidata do PC do B à prefeitura da capital gaúcha, Manuela D'Ávila, retire do ar comunidades no site de relacionamentos Orkut e vídeos do YouTube.

A alegação do juiz é de que as páginas contêm conteúdos referentes à candidatura da deputada federal à prefeitura. A notificação foi encaminhada nesta segunda-feira (21) à executiva municipal do PC do B.

Hermann concedeu liminar a partir de representação do MPE (Ministério Público Eleitoral). Uma decisão definitiva sobre o assunto deverá ocorrer até o final de semana. O juiz, responsável por apreciar todos os casos relativos à propaganda nos meios de comunicação da campanha eleitoral, aplicou a legislação relativa à internet. Segundo a lei, cada concorrente pode ter apenas um domínio para divulgar sua candidatura.

É a segunda vez que a candidata enfrenta problemas na Justiça Eleitoral desde que começou a campanha, há 15 dias. No final de junho, Manuela já havia sido advertida pelo TRE sobre material de propaganda irregular em spots de rádio e televisão veiculados pelo PC do B durante horário gratuito.

Na época, o Tribunal determinou a retirada da propaganda do ar e sugeriu que a candidata podia ser multada em até R$ 50 mil se descumprisse a determinação.

Manuela tem pelo menos 12 perfis postados na internet, a maioria deles com mais de mil integrantes. Os sites mostram fotos da deputada e mensagens dos internautas apoiando a candidatura, o que a lei proíbe. No YouTube, vários vídeos também mostram a deputada em reuniões de trabalho, em entrevistas, em atividades de campanha e em propaganda partidária de televisão.

O presidente estadual do PC do B, Adalberto Frasson, disse que o partido não tem condições de cumprir a liminar de Hermann porque a candidata não tem ingerência sobre as comunidades em sites de relacionamento, que podem ser criadas e publicadas por qualquer pessoa. "Eu espero que o juiz nos ajude dizendo como cumprir uma decisão dessa natureza", criticou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host