UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/07/2008 - 15h41

Pesquisa aponta tendência de queda de Fogaça em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
A pesquisa publicada na edição desta segunda-feira (14) do jornal Correio do Povo revela uma tendência de queda do prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição em Porto Alegre. O levantamento, realizado pelo instituto Methodus entre os dias 8 e 9 de julho, registra uma queda de 2,5 pontos percentuais em relação à última pesquisa, publicada há um mês.

Ainda líder na disputa, Fogaça aparece com 25,7% das intenções de voto, ante 28,1% do último levantamento. Se forem considerados os dados anteriores, de maio, a queda é maior e persistente: Fogaça saiu de 30,5% da preferência do eleitorado há 60 dias para os índices atuais. O prefeito diminui pela segunda vez consecutiva no levantamento. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

As candidatas Maria do Rosário (PT) e Manuela D'Ávila (PC do B) continuam empatadas tecnicamente numa colocação para o segundo turno, com 18,7% e 18,1% de preferência, respectivamente. Manuela, entretanto, supera Rosário na consulta espontânea entre os eleitores. Nesse quesito, Fogaça ainda lidera com folga: ele tem 10,1% do eleitorado contra 5,3% de Manuela e 4,2% de Rosário.

Luciana Genro (PSOL) e Onyx Lorenzoni (DEM) aparecem empatados no terceiro pelotão, com índices de 7,5% e 7,7% de preferências. Completam o levantamento o candidato do PHS, Paulo Rogowski (1,6%), o tucano Nelson Marchezan Júnior (1,3%) e a candidata do PSTU, Vera Guasso (0,4%). A pesquisa ouviu 1.050 eleitores e está registrada no TRE sob o nº 08/2008.

Nas simulações de segundo turno, a situação do prefeito não melhora. Pela pesquisa do instituto Methodus, Fogaça empata tecnicamente com Maria do Rosário - embora esteja atrás no levantamento, com um índice de 42% dos votos ante 43,6% da petista.

Contra Manuela, o candidato perde por uma margem superior a seis pontos, fora, portanto, da margem de erro. A candidata comunista, pela simulação, tem 45,5% das intenções de voto, ante 39,3% de Fogaça.

O prefeito vence apenas se disputar o segundo turno com candidatos do terceiro escalão, como Luciana Genro (46% ante 37,4%) ou Onyx Lorenzoni (48,8% contra 28,7%). No mesmo levantamento, Fogaça aparece com os maiores índices de rejeição entre todos os postulantes ao cargo, com 27,2% dos eleitores dizendo que não votariam nele em hipótese alguma. Lorenzoni e Rosário aparecem logo depois, com índices de 20%.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre-RS

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host