UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

13/07/2008 - 11h44

Fogaça continua liderando em Porto Alegre; Rosário e Manuela disputam segundo lugar

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
O prefeito José Fogaça (PMDB), candidato à reeleição à Prefeitura de Porto Alegre, aparece na liderança das intenções de voto na última pesquisa realizada pelo Ibope, entre os dias 8 e 10 de julho e publicada na edição deste domingo (13) do jornal Zero Hora. Fogaça tem 29% da preferência do eleitorado na consulta estimulada. Disputam o segundo lugar as candidatas Maria do Rosário (PT) e Manuela D'Ávila (PcdoB), ambas empatadas com 19%.
  • Alan Marques/Folha Imagem

    José Fogaça, candidato do PMDB à prefeitura de Porto Alegre, detém 29% das intenções de voto


    Atrás dos três candidatos aparecem Luciana Genro (PSOL), com 8% da preferência do eleitorado, e Onyx Lorenzoni (DEM), com 4%. Nelson Marchezan Júnior (PSDB) registrou 2%, Paulo Rogowski (PHS) aparece com 1%, enquanto pela pesquisa a candidata do PSTU, Vera Guasso, não registrou índice de preferência. Na consulta espontânea, Fogaça também lidera com 19% das intenções de voto, seguido por Maria do Rosário (12%) e Manuela D'Ávila (11%).

    Nas simulações de segundo turno, Fogaça e Manuela aparecem empatados se for considerada a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Nesse cenário, o prefeito tem 40% das intenções de voto, enquanto a candidata comunista aparece com 38%. Nas outras simulações, Fogaça e Manuela vencem seus adversários em todas as disputas.

    O prefeito, apesar do bom desempenho na pesquisa, aparece como o candidato com maior índice de rejeição entre os eleitores consultados. Quase um terço (31%) dos entrevistados pelo Ibope disseram que não votariam em Fogaça em hipótese alguma. Manuela D'Ávila e Maria do Rosário aparecem com os menores índices de rejeição entre os oito postulantes ao cargo, respectivamente 16% e 17%.

    A pesquisa, que ouviu 602 eleitores, também perguntou sobre a avaliação do governo Fogaça. Os índices ótimo e bom somam 31%, enquanto 39% dos eleitores consideraram a administração municipal apenas regular. A soma entre as opiniões ruim e péssimo foi de 29%. A pesquisa está registrada no TRE sob o nº 007/2008.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Porto Alegre - RS

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host